Categories notícias NOTÍCIAS

15 DE MARÇO

TODA UNIDADE PARA BARRAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E A RETIRADA DE DIREITOS PELO GOVERNO GOLPISTA:

Balanço do 36º Congresso do ANDES-SN.

Na última semana, professores/as do ensino superior público de todo país estiveram presentes no 36º Congresso do ANDES-SN (com aproximadamente 350 delegados) onde discutiram a conjuntura e apontaram a construção das lutas para o ano de 2017.

A APUR esteve presente com quatro delegados (David Teixeira, Fátima Aparecida Silva, Juliano Campos e Antonio Eduardo Oliveira), os quais participaram ativamente no debate político sobre os rumos e as tarefas do sindicato nacional, colocando a nossa seção em local de destaque no cenário nacional.

Já no primeiro dia foi apresentada pelo Prof. David Teixeira o texto de apoio sobre a conjuntura elaborado por filiados da APUR, onde a centralidade era uma crítica à posição do sindicato nacional na luta contra o golpe, a defesa dos direitos da categoria e a urgente necessidade de reaproximar o ANDES-SN da maioria da classe trabalhadora, com o objetivo de barrar os retrocessos nos direitos dos trabalhadores em 2017.

312Untitled-2
Intervenção do ex-presidente da APUR, Antonio Eduardo, na plenária de votação.

 A intervenção da APUR foi importante para aprovar no congresso uma articulação unitária para barrar a Reforma da Previdência do governo golpista de Michel Temer. Neste sentido, foi aprovada a construção do Dia Nacional de lutas no dia 15 de março, com mobilizações, paralisações e greves, na perspectiva da deflagração da greve geral, em articulação com os professores/as da Educação Básica, acompanhando a convocação do congresso da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação).

312Untitled-3
Intervenção do atual presidente da APUR, David Teixeira, na análise de conjuntura.

Em relação ao setor das federais, aprovou-se o fortalecimento da Campanha 2017 dos SPF, ”além disso, irão intensificar a luta pela reestruturação da carreira docente, corrigindo as distorções existentes, por valorização salarial de ativos e aposentados, na defesa intransigente de Dedicação Exclusiva como regime preferencial, por melhorias nas condições de trabalho e autonomia das IFE, tendo como referência a pauta do Setor e o projeto de carreira única, aprovado no 30º Congresso. A fim de encaminhar essa ação, foi aprovada uma série de resoluções, como protocolar já no próximo mês a pauta da campanha salarial 2017 no Ministério da Educação e do Planejamento” (http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8630).

O presidente da APUR apresentou o seguinte balanço:

“O congresso do ANDES foi importante para ajudar o sindicato nacional avançar na unidade com as demais organizações dos trabalhadores, com o intuito de fortalecer o combate contra as reformas e a retirada de direitos impostos pelo governo golpista de Temer. Um elemento de destaque neste congresso foi a presença do Fórum RENOVA ANDES, agrupamento de docentes de todo país (incluindo filiados da APUR) que, de forma organizada, tem questionado a política da atual diretoria que tem afastado o sindicato nacional de suas bases e das pautas concretas dos/as docentes, e que ajudou de forma significativa para as decisões centrais do congresso. Voltamos para o Recôncavo com o desafio de organizar os docentes da UFRB para a luta contra a Reforma da Previdência que ampliará a precariedade das condições de nossa aposentadoria. Construir seminários e atividades preparatórias para o Dia Nacional em 15 de março são necessidades imediatas” – David Teixeira.

31-01-3Untitled-4
Membros do Renova ANDES no plenário.

Agenda:

Reunião ampliada dos SPF, em 9 de fevereiro;

Reunião do Setor das Ifes, em 10 de fevereiro;

Dia Nacional de Luta em defesa da Mulher Trabalhadora, em 8 de março. 

About Author

Leave a Reply