Categories notícias

APUR CONTINUA COM RODADA DE REUNIÕES NOS CENTROS E O DEBATE SOBRE A SITUAÇÃO DO PAÍS E DA UNIVERSIDADE

APUR CONTINUA COM RODADA DE REUNIÕES NOS CENTROS E O DEBATE SOBRE A SITUAÇÃO DO PAÍS E DA UNIVERSIDADE

Reunião no CAHL

Dando continuidade à rodada de reuniões nos centros da UFRB, a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) esteve no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), dia 22, e no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), no dia de ontem (23).

A discussão teve como pontos de partida a situação política do país e as condições de trabalho em cada centro de ensino. Ainda surgiram problemas que envolvem a relação com a transparência de atividades públicas na universidade e suas decisões, e também a necessidade de retomar com urgência a discussão da Estatuinte. Neste ponto, surgiu a ideia de que se apresente uma proposta de estatuto do movimento docente, e que a APUR ajude na organização de tal proposição. Também foram discutidos problemas particulares de cada centro, que, posteriormente, serão tratados com as direções dos centros e a reitoria. A presença da APUR também foi importante para recepcionar os novos professores.

Reunião no CETENS

Refletindo sobre os problemas locais que têm sido apontados nas reuniões, o presidente da APUR, professor David Teixeira, colocou que: “O momento, no cenário nacional, coloca uma dificuldade para resolvermos problemas imediatos das condições de trabalho, mas nós sabemos que boa parte das questões colocadas pelos professores nas reuniões pode ser resolvida ainda nas instâncias internas da UFRB. Então, são situações que precisam ser resolvidas o quanto antes para amenizar possíveis problemas entres as categorias da comunidade universitária, como dentro do próprio corpo docente; o que tem nos levado a nos preocuparmos, inclusive, com o aumento de queixas e denúncias de assédio moral na instituição.”

O objetivo final dessa rodada de reuniões é a apresentação de um documento de negociação com a administração central da UFRB, e a organização de um seminário para discutir a realidade da universidade no atual momento, para que seja possível pensar como agir no próximo período. Os próximos centros visitados serão o CETEC e o CCAAB, com data a ser agendada.

GALERIA DE FOTOS

About Author