Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

APUR DENUNCIA OS CORTES NA UFRB E CONVOCA A COMUNIDADE PARA AS MOBILIZAÇÕES NO DIA 09 DE JUNHO

Nesta sexta-feira (3), o professor Arlen Beltrão, presidente da APUR, participou do programa Microfone Aberto da rádio Santa Cruz FM para abordar os cortes no orçamento da UFRB realizado pelo Governo Federal, e também tratar da PEC 206/2019, que propõe cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

O professor Arlen explicou que os cortes de 3,2 Bilhões no orçamento do MEC e de, aproximadamente, 6 milhões no orçamento da UFRB precisam ser contextualizados, para compreendermos a gravidade dessa medida. Pois, o orçamento da UFRB vendo sendo reduzido sistematicamente nos últimos anos e aquilo que estava previsto já eram insuficientes para desenvolvermos nossas atividades com qualidade. Para se ter ideia, em 2014 a UFRB teve um orçamento de 78 milhões, e agora para 2022 estavam perspectivados 44 milhões. Ao bloquear 6 milhões, a UFRB receberia menos da metade que recebeu há 8 anos.

O professor Arlen salientou ainda que o único caminho para se reverter esses cortes, na avaliação do sindicato, é construir uma forte mobilização assim como fizemos no chamado tsunami da educação, durante o governo Temer, que na ocasião fez o governo recuar.

Nossa tarefa nesse momento é aumentar a pressão sobre o Governo Federal, cobrando das lideranças políticas locais e dos parlamentares compromisso com essa pauta, dialogando com a comunidade do recôncavo, ocupando as ruas, para exigir o desbloqueio imediato do orçamento da UFRB e das universidades federais.

A APUR em conjunto com a ASSUFBA e o movimento estudantil estarão organizando nos diferentes Centros da UFRB, no próximo dia 09 de junho, mobilizações que compõem o dia nacional de luta contra os cortes e contra a cobrança de mensalidade nas universidades.

É imprescindível a participação de todos e todas, vamos defender A UFRB!

A íntegra da entrevista pode ser acessada no link abaixo.

Quem tem sindicato nunca está só!

About Author