Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

Juntos para construirmos um feliz 2022

Caros colegas da UFRB,

Este foi mais um ano difícil para todos nós. O governo Bolsonaro se negou a implementar medidas que pudessem de fato amenizar a pandemia da Covid-19 e continua sabotando, de diferentes formas, a campanha de vacinação. O resultado dessa ação criminosa são mais de 600 mil mortes.

Se não bastasse, a política econômica implementada por Bolsonaro/Guedes, e referendada por seus apoiadores do Congresso Nacional, vem impondo sofrimento ao povo brasileiro. Dentre outras, a interrupção do auxílio emergencial, o fim do programa bolsa família, a política de preços da Petrobrás, o aprofundamento das reformas previdenciária e trabalhista concorreram para a volta do Brasil ao mapa da fome, para a inaceitável taxa de desemprego e para a carestia em nosso país.

Os ataques às universidades federais não se cessaram. Muito pelo contrário, se intensificaram no momento em que a população mais precisa que a produção científica avance para superarmos a maior crise econômica-sanitária de nosso tempo. O orçamento foi reduzido, bolsas foram cortadas, nossa estrutura se precariza e o sistema de ciência e tecnologia vem sendo desmontado.

É preciso dizer que teve e tem resistência. Voltamos a ocupar às ruas, mesmo durante a pandemia, porque constatamos que o governo Bolsonaro agrava fundamentalmente o perigo do vírus. Sabemos que esse é o único caminho para contermos o genocídio em curso e o sofrimento do nosso povo.

Conseguimos barrar temporariamente a votação da reforma administrativa (PEC 32) no congresso. Uma vitória parcial importantíssima, visto que as avaliações iniciais davam conta de sua aprovação sem maiores problemas.

Infelizmente, nesse final de ano, diante dessa conjuntura difícil, não temos muito a comemorar. Por outro lado, entendemos que não podemos perder a esperança. Nossos vizinhos na América Latina vêm mostrando o caminho. Um novo tempo em nosso país é necessário e possível. Nós, professores/as da UFRB, estaremos na luta por esse novo tempo.

A APUR deseja um bom final de ano, com renovação das forças e esperanças, a todas/os docentes da UFRB, para que possamos juntos construir um feliz 2022!

Cruz das Almas, 23 de dezembro de 2021.


About Author