COMUNICADO Nº 1 – APUR PARALISAÇÃO NO DIA 18 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

COMUNICADO Nº 1 – APUR PARALISAÇÃO NO DIA 18 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

Na última quarta-feira (11), em assembleia, os professores da UFRB deliberaram por aprovar a paralisação nesta quarta-feira (18), aderindo a Greve Nacional da Educação, em defesa da educação, dos serviços públicos e da democracia.

Em virtude das últimas orientações relacionadas a pandemia do COVID-19, suspendemos os atos e mobilizações com aglomerações, nas ruas e espaços coletivos.

Neste cenário, a paralisação ganha maior importância, uma vez que se confirma a urgência de exigir a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos gastos), que reduz os recursos da saúde e da educação. A pandemia do COVID-19 expôs no Brasil, o absurdo de reduzir o investimento no SUS, na Ciência e na Tecnologia, no funcionalismo público, e na educação, setores fundamentais para reduzir os efeitos desta pandemia e a produção da vacina específica.

A orientação é que aproveitemos a paralisação para explicar a população os cuidados necessários para se proteger do COVID -19, a importância de exigir a retirada de todos os projetos que tramitam no Congresso Nacional que visam restringir o funcionamento dos serviços públicos, como a PEC 186/19 (a PEC Emergencial).

Mais do que nunca é hora de defender o SUS, as universidades públicas, a Ciência e a Tecnologia brasileira e os servidores públicos.

Direção da APUR

Cruz das Almas, 16 de março de 2019.