Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

Diretoria da APUR visita prédio de laboratórios da Biologia do CCAAB
Professores/as exigem soluções para os problemas

Na manhã desta terça-feira (10), a diretoria da APUR acompanhada de professores dos cursos de Biologia do CCAAB visitou o prédio que abriga os laboratórios da Biologia, em função de estragos causados pelas chuvas do último período.

Na verdade, os professores e professoras vêm enfrentando há alguns anos problemas em seus laboratórios e demais espaços do prédio em virtude da falta de manutenção. Nesse tempo, várias solicitações foram feitas, mas todas sem respostas efetivas.

Durante a visita foi constatado que há infiltrações em vários pontos do prédio, inclusive sinais de rachaduras, além da umidade aparente por toda parte. Algumas salas estão sem condições de uso. Essa situação vem trazendo transtornos aos professores e às professoras na medida em que prejudica as atividades de ensino e extensão, mas principalmente as atividades de pesquisa. É preciso dizer que as investigações em curso estão em risco permanente, visto a possibilidade iminente de danificação de materiais, insumos e equipamentos.

Professores/as relataram a preocupação em relação às condições em que o herbário do curso está exposto. Um patrimônio importe que pode ser comprometido.

A última chuva, por exemplo, ocasionou o vazamento de água sobre materiais e equipamentos, encheu algumas salas, além de provocar a queda de forros, atingindo inclusive uma trabalhadora terceirizada.

Alguns professores/as relataram desânimo em relação à perspectiva de solução desse problema. Nas últimas reuniões que trataram do assunto ouviram da direção de Centro que havia outras obras prioritárias e da Reitoria que não se tinha condições orçamentárias para essa obra. Não por acaso, os/as professores/as sentem-se desmotivados pela falta de condições.

Segundo o professor Arlen Beltrão, presidente da APUR, realmente a situação do prédio dos laboratórios de biologia é grave, vem implicando negativamente no trabalho dos/as professores/as e colocando os colegas em risco. “Na nossa opinião, apesar dos problemas orçamentários, é imprescindível que a reitoria encontre formas de realizar essa obra e implementar as medidas necessárias para contenção emergencial dos vazamentos ocasionados pela chuva. Os professores e as professoras do CCAAB já não aguentam mais conviver com esses problemas e trabalhar nessas condições. Os/as colegas estão certos em exigirem solução imediata para esses problemas. Nós da APUR estaremos assumindo essa pauta e cobrando da Reitoria a execução da obra”.

Os professores e professoras dos cursos de Biologia, técnicos/as e lideranças estudantis produziram um dossiê, que relata o histórico dos problemas enfrentados, identifica as avarias e os locais críticos do prédio, para ser entregue à reitoria solicitando providências. A Diretoria da APUR endossa esse documento e já se comprometeu a incluir essa solicitação na nossa pauta local.

Por fim, a diretoria da APUR reforça seu compromisso em lutar pelas reivindicações dos professores e das professoras e por melhores condições de trabalho, e estará atenta visando atualizar a nossa pauta de local.

About Author