Categories NOTÍCIAS

FELIZ 2020 – A APUR DESEJA BOAS FESTAS E BOM RECESSO A TODOS/AS DOCENTES DA UFRB

Colegas da UFRB,

Mais um final de ano se aproxima! 2019 foi um ano marcado por muitas lutas dentro e fora da universidade.  Lutamos bravamente contra o governo autoritário e destruidor dos serviços públicos de Bolsonaro; conseguimos reverter no fim do ano os cortes do orçamento das universidades, mas, infelizmente, tivemos algumas derrotas, como a aprovação da Reforma da Previdência e os inúmeros cortes na Ciência, Tecnologia e Inovação.

A nossa UFRB viu sua autonomia universitária ser desrespeitada ao não ter sua reitora eleita empossada. Por conta dos cortes nas verbas da educação, a nossa universidade teve que reduzir serviços e dispensar alguns trabalhadores terceirizados, o que prejudicou o funcionamento da nossa universidade em 2019.

Para 2020 precisamos nos preparar para as lutas que estão anunciadas. O governo está planejando a Reforma Administrativa, que prevê grandes mudanças no funcionalismo público, entre elas mudanças nas carreiras públicas, aumento de critérios de avaliação do desempenho dos/as servidores/as para dificultar as progressões, até mudanças no vínculo do/a trabalhador/a com o Estado, acabando com a estabilidade, e impondo redução de salários.

Diante destes desafios, nós, da direção da APUR, encerramos 2019 com conquistas que fortalecem nosso sindicato, ampliamos o número de filiados e nossa disposição orçamentária para financiarmos as demandas do próximo período; estamos próximos de adquirir nossa sede própria para oferecer melhor atendimento aos nossos/as filiados/as; avançamos na formalização de novos convênios, como no caso do plano de saúde. 

Em 2019, a APUR participou e organizou atividades em todos os Centros de Ensino da UFRB, o que foi fundamental para o fortalecimento de nosso sindicato e luta da nossa categoria, bem como com demais setores, para nos proteger e reagir contra as ações que visam a atacar os direitos de toda classe trabalhadora e de nossa universidade. Acreditamos que no próximo ano não será diferente, a categoria docente jamais se eximiu da luta, foi às ruas sempre que necessário, e temos a certeza de que isso não vai miudar.

A APUR deseja boas festas e bom recesso a todos/as docentes da UFRB. Desejamos um Feliz Ano Novo a todos e todas.

Em defesa da democracia, da educação e das universidades públicas! Nenhum direito a menos!

About Author