Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

NOTA DE PESAR

A direção da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) vem a público manifestar suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos da professora Fran Demétrio, docente do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que nos deixou na tarde dessa quarta-feira (28).

Fran Demétrio fez história na UFRB, sendo a primeira mulher trans docente da instituição. A professora era líder, coordenadora e pesquisadora do Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidade da UFRB; e ainda atuou no Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da PROPAAE e no PET.

Fran em sua trajetória em nossa universidade lutou pela construção de uma UFRB capaz de acolher, respeitar e lutar pela diversidade do existir e viver no mundo. A professora Fran teve um papel importante, dentro e fora da universidade, em pesquisas e no ativismo, em especial da área de saúde, pelos direitos das pessoas trans e da população LGBTQIAP+ em geral, sendo integrante da Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Integral de Pessoas Trans, Travestis e Intersexo (ABRASITTI) e o Coletivo de Trans Pra Frente (Salvador-BA).

About Author