Categories notícias

NOTA DE REPÚDIO

A direção da APUR vem a público repudiar a agressão sofrida pela Professora Jeiza Botelho Leal Reis, enquanto vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, na manhã do dia 26 de julho, no Centro de Ciências da Saúde da UFRB.

O fato ocorreu em seu gabinete, uma vez que ela não estava atendendo naquele momento no colegiado. Ela foi procurada por um estudante que pediu para ver um processo de seu interesse, alegando que gostaria de conversar sobre o mesmo. Assim, a professora ao concordar com a solicitação do aluno atendeu-o em seu gabinete. Contudo, o estudante estava interessado era em violar o processo e assim subtraiu uma folha em que havia dado ciência do resultado do seu pleito. Ao destacar e rasgar a folha do processo, ele foi repreendido pela professora Jeiza, que solicitou que ele os devolvesse, mas em desrespeito ao pedido da professora o mesmo não devolveu a folha, o que gerou desgaste e discussão. Ao ouvir o barulho da discussão, um colega professor foi até a sala para conferir do que se tratava, e ao apropriar-se da discussão exigiu a devolução da folha do processo, no que foi atendido. Com tal desfecho, a professora Jeiza ficou muito comovida e foi acolhida por mais três colegas.

A direção da APUR chama a atenção que este é o segundo caso de violência contra professoras no Centro de Ciências da Saúde, apenas neste ano de 2018, e destaca que tais atos apresentam configurações de violência contra a mulher. Salienta ainda que o fato se configura como desacato a servidor público no exercício de suas funções, conforme previsto no artigo 331 do Código Penal.

Ademais, a direção da APUR reconhece que em situações como essas a solidariedade não deve se restringir apenas às formalidades, por isso, entramos em contato com a professora declarando nossa solidariedade e colocando a estrutura do sindicato à disposição da colega para que ela abra um processo administrativo para apurar os delitos e responsabilidades.

Cruz das Almas – BA, 31, de julho de 2018

Diretoria da APUR