Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

NOTA SOBRE A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFRB

Colegas,

Ainda estamos enfrentando dificuldades para garantir que as professoras e professores sejam vacinados no município que residem. Este problema veio à tona quando a gestão do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), na última sexta-feira (30), anunciou que os trabalhadores do ensino superior das redes privada e pública de Salvador, com 55 anos ou mais de idade, poderiam ser vacinados, desde que estivessem em plena atuação, vínculo profissional no município, e com o nome na lista da Secretaria Municipal de Saúde. Com esta decisão, o prefeito de Salvador excluiu todos os trabalhadores da educação que são moradores e contribuintes de Salvador, mas que trabalham em outras cidades.

Desde este comunicado, nós da APUR estamos procurando por diferentes formas conseguir garantir que os professores e professoras que residem em Salvador possam se vacinar na capital baiana. Já no sábado, no feriado de 01/05, em contato com o presidente da ADUFS (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana), foi possível confirmar que não era um problema restrito aos professores e professoras da UFRB, os demais colegas das instituições de ensino superior do interior do Estado estavam enfrentando o mesmo problema.

Ainda no sábado, a APUR solicitou formalmente à administração central da UFRB envio da lista com o local de residência para a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Após conversa por telefone com o reitor Fábio Josué dos Santos, o mesmo informou que reitoria da UFRB já estava tomando as providências necessárias para solicitar o atendimento desta demanda, o que foi posteriormente apresentado em nota pública. Ver: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/6152-segundo-comunicado-aos-as-servidores-as-da-ufrb-vacinacao ; https://ufrb.edu.br/portal/noticias/6153-ufrb-define-acoes-conjuntas-com-outras-ies-sobre-vacinacao-do-covid-19 .

O problema central hoje é modificar a orientação adotada pelo prefeito de Salvador e de outras cidades que iniciaram a vacinação dos profissionais da educação e que impedem que muitos professores e professoras se vacinem nos municípios que residem.

Estamos construindo uma ação articulada com outras representações sindicais, com o intuito de ampliarmos a pressão para a resolução do problema (Ver nota da AUDFS: http://adufsba.org.br/noticias.php?id=4399). No momento, concentramos nossos esforços em resolver a situação em Salvador, onde tem um grande número de professores e professoras nesta situação. Hoje (05), pela manhã, estaremos em conversas e reuniões para avaliar as estratégias adotadas e para definir as medidas mais adequadas administrativamente e judicialmente a partir de agora.

Estamos passando por tudo isto porque faltam vacinas. A ausência de vacinas é resultado da sabotagem do governo Bolsonaro ao combate a pandemia, que tem levado o povo brasileiro a sofrer com as mais de 400 mil mortes que poderiam ser evitadas.

VACIANAÇÃO PARA TODOS PELO SUS!
FORA BOLSONARO!


About Author