Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

PARABÉNS A TODOS/OS PROFESSORES/AS

As comemorações do dia do professor sempre foram marcadas por muita luta, e em 2020 não está sendo diferente. Além dos ataques à educação, aos servidores e serviços públicos feitos pelo governo Bolsonaro, fomos surpreendidos por uma pandemia que modificou a vida de todos, e que forçou o/a professor/a se adaptar a uma nova realidade, o teletrabalho. Uma medida que exigiu mais do/a professor/a.

Diferente do que os inimigos da educação e do/a professor/a dão a entender, o teletrabalho não tem sido fácil e cômodo. A categoria docente, que historicamente sempre foi muito cobrada, se viu tendo que arcar com as despesas dos equipamentos necessários a esse tipo de trabalho, sem nenhuma ajuda financeira do governo federal, mesmo assim, os/as professores/as da UFRB não deixaram de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia.

Muitos/as docentes da UFRB estão tendo que dividir seu tempo entre cumprir com as atividades do teletrabalho e cuidar da família (filhos, pais idosos). Não podemos esquecer os/as professores/as pesquisadores/as que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, que mesmo com toda a falta de investimento do governo na ciência e na saúde não deixaram de contribuir com pesquisas e orientações à população.

Diante da ausência das medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia no nosso país, a universidade passou a ofertar algumas atividades remotas aos discentes, exigindo que o/a professor/a, mesmo aquele/a sem nenhuma experiência no ensino remoto, se adaptasse a essa nova ferramenta, buscando a melhor forma de exercer sua função. Mais uma vez, os/as docentes não fugiram da luta, e estão tentando cada vez mais se aperfeiçoar para continuar contribuindo com a educação pública, para que ela não seja ainda mais penalizada.

No cenário de pandemia, não podemos diminuir a força de nossa categoria, que tem feito sim a diferença não apenas na luta contra as atrocidades que o governo tem cometido contra a educação, a saúde e os serviços públicos, mas que também tem sido fundamental nas discussões e reivindicações por ações governamentais que resolvam a crise sanitária que se instalou no país.

Os/as docentes da UFRB, mesmo diante de toda essa situação, não têm deixado de participar da luta, sempre participando das reuniões, assembleias e eventos virtuais a que são convocados/as. Mesmo nesse momento excepcional que estamos vivendo e com os problemas que se aproximam (não podemos esquecer os cortes previstos para o próximo ano, que sem dúvida vão prejudicar ainda mais as atividades), os/as nossos/as professores/as seguem fazendo um trabalho de excelência, sempre buscando contribuir na construção uma universidade de qualidade.

Temos muito orgulho de representar todos vocês! O dia 15 de outubro é sim um dia muito importante para nós, e nos faz lembrar o quanto é importante nos unirmos e mobilizarmos em defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade, em defesa de nossa universidade.

Parabéns, professor/a!

Sigamos na luta!

About Author