Categories APUR notícias

PARABÉNS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFRB!

15 de outubro é o Dia do Professor, talvez, quem olhe de fora, possa pensar que não temos muito o que comemorar diante dos desgastes que a educação pública e, consequentemente, a profissão docente vêm enfrentando no momento atual.

A nefasta reforma da previdência já foi aprovada em primeiro turno pelo senado. A SBPC divulgou que a proposta de orçamento do governo para o ano que vem propõe um corte de 18% nos recursos totais do MEC em relação aos valores iniciais deste ano. As reduções vão da educação básica à pós-graduação, com um corte enorme de 50% nos recursos da Capes.

Neste cenário, não podemos diminuir a força de nossa categoria, que tem feito sim a diferença na luta não apenas no setor da educação, mas na luta por uma país melhor, e em defesa da democracia. Somos cientes de que a valorização da categoria docente vai muito além de ter uma data para chamar de sua, ela passa por salários condizentes, respeito ao seu papel e condições de trabalho dignas.

Os/as docentes da UFRB, mesmo diante de todas essas situações, não têm deixado de participar da luta, sempre que são convocados/as a irem às ruas lutar pela educação pública, não deixam de comparecer. Mesmo com os cortes no orçamento de nossa universidade, que já prejudicam as atividades cotidianas, os/as nossos/as professores/as seguem fazendo um trabalho de excelência e ajudando a construir uma universidade de qualidade.

Este é sim um dia muito importante para nós, mas é também mais um 15 de outubro em que se faz urgente nos unirmos e mobilizarmos em defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade, em defesa de nossa universidade, que tem contribuindo com a transformação de vidas dos/as jovens do Recôncavo. A nossa UFRB chegou há pouco, mas chegou para ficar.

Parabéns professor/a! Temos orgulho de representá-los e juntos construirmos a UFRB!

Sigamos na luta!

About Author