Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

POUCO AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES COM A REITORIA

A diretoria da APUR se reuniu presencialmente com a reitoria da UFRB na manhã do dia 01 de junho, no prédio da reitoria, para tratar da pauta local docente. Essa pauta vem sendo construída desde o ano passado, através de reuniões sindicais e visitas aos centros, visando apresentar as reivindicações da categoria em relação às condições para o retorno presencial e de trabalho. Na última mesa de negociação, ocorrida em dezembro, a reitoria se comprometeu a responder nossas solicitações e foi informada que iríamos encaminhar demandas relativas às condições para o retorno presencial, o que fizemos em 11 de março.

Diante da ausência de resposta e com o início do semestre letivo, a diretoria da APUR cobrou a realização de reunião para tratarmos da pauta da categoria.

Lamentavelmente, a Reitoria não apresentou resposta a maioria das nossas reivindicações. Nenhuma das demandas pendentes da mesa de negociação de dezembro foi encaminhada.

A diretoria manifestou sua profunda insatisfação em relação à forma como a pauta docente vem sendo tratada pela atual gestão da UFRB.

Pautas importantes não foram respondidas como a criação de normativa acerca das análises dos PIT e RIT, a normatização do tempo de exposição a telas, o problema de desvio de função de docentes, a acessibilidade para atividades remotas nos centros, dentre outras.

A diretoria da APUR estará dialogando com a categoria estratégias para avançarmos nessa negociação e no atendimento das nossas reivindicações junto à Reitoria. Na próxima assembleia será apresentada a situação de cada ponto de pauta.

SÍNTESE DA PAUTA

Aquisição de microfones e caixas amplificadas para as salas de aula – O reitor informou que está reivindicação está atrelada a situação da pandemia, sendo esse um cenário que, sob a avaliação do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 e do Grupo de Trabalho de Monitoramento da COVID-19 da UFRB, evoluiu positivamente, e com a flexibilização das máscaras, e diante da situação de bloqueio orçamentário em que se encontra a universidade, a avaliação é de que esse é um ponto não mais urgente.

Disponibilização das decisões tomadas pelo Comitê COVID

– A Reitoria assegurou que a partir de agora irá encaminhar à APUR as decisões e orientações emitidas pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19. Aquisição e conserto de ventiladores – Foi informado estão sendo instalados ventiladores nas salas, inclusive em alguns centros isso já foi concluído, bem como a manutenção necessária daqueles que apresentam problema.

Rede local de internet

– Quanto à internet, segundo a Reitoria, está sendo feita uma otimização em todos os Centros, com troca de aparelhos para melhorar a rede Wi-Fi

Condicionalidades para afastamento (PIT e RIT)

– Diante da orientação produzida pela PROGEP que condiciona os afastamentos para capacitação à homologação dos PIT e RIT, mesmo sem normatização para apreciação desses documentos, a diretoria da APUR solicitou que essa orientação fosse suspensa imediatamente. A Reitoria se comprometeu a dar uma resposta ainda esta semana sobre essa demanda.

Pauta CETENS

– A Reitoria informou que foram realizadas melhoria na rede local de internet, foram construídos quiosques para convivência e os aparelhos de ar-condicionado foram reparados.

Pauta CECULT
– A Reitoria informou que foram feitas as instalações de ventiladores, pintura, e que o muro foi substituído por um gradil. Sobre a regularização do abastecimento de água no Centro, a Reitoria atendeu à reivindicação da APUR e realizou intervenção para normalizar o abastecimento de água.

Pauta CFP

– Sobre as reinvindicações do CFP, em relação à aquisição de kits para o trabalho no laboratório de química, o Reitor informou que entrou em contato com o responsável pelo setor, e foi informado que não chegou nenhuma solicitação formalizada para a aquisição desses materiais. Na questão da instabilidade de energia, o reitor reforça que não há previsão de resolução por completo em função de insuficiência orçamentária, mesmo motivo que explica a não previsão para conclusão das obras do Complexo Esportivo, que já se arrastam há mais de 10 anos. Em relação à reivindicação da APUR para reforma no pavilhão de aulas do centro, a reitoria informou que a obra está em andamento com previsão de conclusão para as próximas semanas.

CCAAB e CETEC

– A respeito dos Centros de Cruz das Almas, o reitor reconheceu que os prédios estão em situações precárias. A diretoria da APUR destacou que entende ser prioridade solucionar, urgentemente, os problemas de infiltração nos diferentes prédios, especialmente no prédio que abriga os laboratórios de Biologia. A Reitoria informou que estão fazendo estudos dos custos para realizar essas obras, mas ainda sem previsão para dar início às reformas.

Como mencionado, as demais reivindicações da categoria não foram respondidas na mesa de negociação. A desvalorização da Reitoria em relação à pauta docente não implica apenas na dimensão das condições de trabalho, o que já seria um elemento grave, mas na própria consecução das atividades finalísticas da UFRB. A diretoria da APUR estará apresentando a situação detalhada de cada ponto de pauta na próxima assembleia e construindo em conjunto com a categoria encaminhamentos para avançarmos nessa negociação.

About Author