Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

PROFESSORES/AS SUBSTITUTOS/AS DA UFRB SE ORGANIZAM PARA GARANTIR A RENOVAÇÃO DE SEUS CONTRATOS.

Nesta quinta-feira (18), a direção da APUR se reuniu com os professores substitutos da UFRB. Na oportunidade, discutiu-se sobre a renovação dos contratos desses professores que, infelizmente, podem vir a ser suspensos. O objetivo da reunião foi exatamente, por meio do debate com os principais envolvidos, construir alternativas que pressionem a administração central a renovar os contratos.

As falas manifestaram um sentimento de revolta com a situação, pois os professores substitutos acreditam que estão sendo tratados como se fossem descartáveis quando, na verdade, também são peças fundamentais para o andamento da universidade.

Há ainda a convicção de que houve um problema do ponto de vista de gestão de pessoal, já que o tema dos substitutos deveria ter sido tratado com mais antecedência. De qualquer forma, essa atitude apenas reforça que o que está faltando é uma iniciativa política da administração da UFRB para renovação dos contratos desses profissionais, uma vez que estes profissionais assumem um papel fundamental no funcionamento da universidade.

Assegurar os contratos de mais de 60 profissionais num momento de crise econômica e sanitária pelo qual o país está passando é, segundo as falas, também uma questão humanitária. Sem contar que a decisão tomada afeta diretamente a representatividade política que a UFRB tem, já que os municípios dos quais faz parte podem seguir seu exemplo no tratamento dado aos demais profissionais temporários da educação na região.

Encaminharam-se ações organizativas para os próximos dias. A direção da APUR colocou sua estrutura e disposição neste momento para construir uma ação institucional que garanta as renovações dos contratos.

About Author