Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

REUNIÃO DA APUR TIRA DÚVIDAS DOCENTES SOBRE APOSENTADORIA

Nesta sexta-feira (26), a APUR e sua assessoria jurídica, representada pelos advogados Laís Pinto e João Gabriel Lopes, ofereceu aos/às filiados/as um rico debate sobre aposentadoria. Na oportunidade, foram discutidos e explicados os diferentes regimes de aposentadoria que os/as professores/as da UFRB podem ser submetidos/as, entre outras dúvidas que surgiram no decorrer da discussão.

A reunião, motivada pelos inúmeros contatos de docentes perguntando sobre a situação da aposentadoria e os impactos da reforma da previdência, que retirou muitos direitos, contou com uma expressiva participação de professores/as, mais de 80, onde foi possível tirar muitas dúvidas e, ao mesmo tempo, reforçou a importância do canal de consulta direta, para fazer uma discussão individual, caso a caso, dos professores/as da UFRB.

Por conta da complexidade do tema, o debate teve que ser iniciado pela explicação das modalidades de aposentadorias existentes, levando em consideração o antes e o depois da maléfica reforma da previdência de 2019.

Além da noção geral sobre essas diferentes modalidades, também foi bastante debatido a FUNPRESP e as implicações de sua adesão. Outras questões pontuais apareceram: preocupação com a pensão, valor remuneratório final, as perdas sucessivas que a categoria vem tendo em todas as reformas, entre outras.

Como já salientado, o debate foi muito rico e essencial. Mas se alguém não pôde participar, não tem problema, a reunião foi gravada e em breve estará disponível no site da APUR.

Como ficou evidente, os casos terão que ser avaliados individualmente, então, quem quiser solicitar uma reunião para tratar especificamente do tema, basta procurar nossos advogados e a APUR nos contatos abaixo.

Laís Pinto:
E-mail: [email protected]
Telefone: (71) 9 9916-8598

João Gabriel Lopes
E-mail: [email protected]
Telefone: (71) 9 8139-2763

APUR:
E-mails: [email protected]
Telefone: (75) 9 9264-5495

About Author