Categories APUR

Alunos da UFRB realizam mobilização em Santo Antonio de Jesus

Desde a sua instalação a instituição enfrenta sérios problemas que ainda não foram sanados

mobilizacao_ccs__3_Os alunos da UFRB em Santo Antonio de Jesus realizaram nesta sexta-feira (13) uma mobilização na parte interna da instituição para cobrar melhores condições de ensino na Universidade. “Mesmo com o cancelamento da aula Magna de Medicina por parte da reitoria, os alunos de todos os cursos se reuniram no interior do campus da UFRB em SAJ em protesto contra os vários problemas pelos quais passamos, nós vamos continuar lutando”, destacou o estudante Joab Venancio a Redação da Criativa On Line.

“A mobilização consistiu em cartazes expondo os mais diversos problemas com a realização de um “banhaço” no qual os alunos usaram roupas de banho e promoveram um banho de mangueira em protesto contra a falta de climatização das salas e sua infra-estrutura que elevam a temperatura em seu interior impossibilitando que as aulas transcorram normalmente”, enfatizou Samára Sampaio.

Durante a semana alguns professores tiveram que dar aulas na parte externa do pavilhão. “Os alunos também percorreram e fotografaram o abandono das obras inacabadas que têm prejudicado o andamento das atividades acadêmicas, se tornando um símbolo de descaso e desperdício do dinheiro público”, ratificou Maria Cláudia Barreto.

Outras informações importantes:

O Movimento Estudantil do CCS/UFRB vem a público informar a população do Recôncavo a respeito da mobilização que está acontecendo no Centro de Ciências da Saúde da UFRB – Campus Santo Antonio de Jesus. O período pelo qual passamos é de extrema importância dada a dimensão que se tomou a chegada do curso de medicina. Reiteramos que somos absolutamente a favor da chegada do referido curso e saudamos aos nossos nobres colegas, principais responsáveis pela luta para sua implantação, embora nossos representantes políticos sempre receba os louros de tal conquista. Para quem utiliza diariamente as dependências do Centro de Ciências da Saúde e seu entorno, percebe que a tão anunciada chegada do curso de medicina tem ofuscado problemas que assolam a comunidade acadêmica e a comunidade do bairro do Cajueiro de modo geral. Os alunos do CCS enfrentam atualmente problemas como insuficiência de professores, obras inacabadas como a construção dos prédios de laboratórios, do Serviço de Atendimento Psicológico, do Restaurante Universitário, da Biblioteca Setorial, do auditório e da urbanização do centro e ainda a deficiência na acessibilidade à Residência Universitária, além da ausência de oferta de transporte e de motoristas para que os alunos circulem entre os campi da UFRB para atividades acadêmicas. Nesse período de calor, também vem à tona a falta de climatização das salas de aula que possuem uma arquitetura que não condiz com as altas temperaturas enfrentadas em Santo Antonio de Jesus, o que tem prejudicado substancialmente o desempenho dos estudantes durante as aulas.

Chegamos a constatação de que para o poder público municipal a UFRB ainda não chegou. Basta olhar o entorno do bairro Cajueiro, no qual não possui calçadas/passeios públicos; há insuficiência de iluminação pública, o que prejudica a segurança no final do dia; o transporte público é ineficiente; as Unidades de Saúde da Família com ausência de profissionais, nas quais muitos não querem cadastrar os estudantes, chamando-os de demanda flutuante. Não se tem opção de lazer e cultura, não há espaços para atividades físicas; não arborização, agravando ainda mais o calor em determinadas épocas do ano.

Quanto ao Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, agora chamado de hospital-escola, há pouco tempo o mesmo expulsava de suas dependências estudantes e professores do CCS; limitando o número de vagas para campo de estágio e aulas práticas, sendo estes, preteridos em alguns setores do hospital por faculdades particulares da região, dificultando inclusive a realização de pesquisa e extensão, sendo que a direção do CCS e a Reitoria da UFRB possuem conhecimento.

Diante disso decidimos não nos calar. A chegada de medicina marca um novo tempo para a região, mas, por si só não fará as mudanças que a sociedade santoantoniense e do Recôncavo precisam. A UFRB tem muito potencial para contribuir com o desenvolvimento social de nossa população. Embora ainda insuficiente, temos um corpo docente bem capacitado e alunos que tem sustentado o IGC 4, o que coloca esta universidade entre as melhores do país. Temos a certeza de que com infra-estrutura adequada podemos levar o Recôncavo mais longe. Nesse sentido, precisamos da união de todos aqueles que lutaram pela chegada da UFRB, para que o governo e a própria gestão da universidade atenda nossas demandas, consolidando de fato a nossa Universidade.

* Movimento Estudantil do Centro de Ciências da Saúde da UFRB – Santo Antonio de Jesus.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA – UFRB

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

MOVIMENTO ESTUDANTIL – ME/CCS

_______________________________________________________________________

 Santo Antonio de Jesus, 13 de Dezembro de 2013 

Relatório da situação das obras do CCS 

  1. 1.      Pavilhão de laboratórios 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
180 dias 270 dias após retorno Paralisada No link da fonte

 2.      Sede administrativa do centro 

CONCORRÊNCIA 03/2009

Empresa licitada: CLIPS Construções e Serviços LTDA ME
Valor Estimado na licitação: 2.793.615,53
Contrato 33/2013 (Concorrência 03/2009) rescindido em agosto de 2010

 

CONCORRENCIA 02/2012

Empresa licitada: Matrix Construtora LTDA EPP
Valor Estimado na licitação: 2.951.935,75

 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
30 dias 270 dias após retorno Obras retomadas/ Em andamento No link da fonte

 3.      Unidade de Serviço de Psicologia 

CONCORRENCIA 07/2011

Empresa licitada: Construtora Mota Passos LTDA
Valor Estimado na licitação: 1.213.486,76

 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
*Final do primeiro semestre de 2013 120 dias após retorno Paralisada No link da fonte

 

CONCORRENCIA 02/2013

Empresa licitada: EMITECH Construções e Serviços LTDA EPP
Valor Estimado na licitação: 691.867,30
OBS: A obra permanece paralisada

 

  1. 4.      Conforme análise da ata de concorrência 06/2010 da Comissão Permanente de Licitação da UFRB, as obras da biblioteca setorial, auditório, Laboratórios de Pesquisa, Castelo d’água e urbanização etapa 1 foram licitadas de forma conjunta. 

CONCORRENCIA 06/2010

Empresa licitada: Ativa Engenharia LTDA
Valor Estimado na licitação: 5.240.253,93

 

4.1.            Biblioteca Setorial e auditório 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
*Segundo semestre de 2013 180 dias após retorno Paralisada No link da fonte

 4.2.            Pórtico de Entrada e Castelo D’água 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
*Segundo semestre de 2013 90 dias após retorno Paralisada No link da fonte

 4.3.            Prédio de Pesquisa e Extensão e Laboratórios FINEP 

RELATÓRIO SIPEF EM 01 DE ABRIL DE 2013

Prazo para retorno das obras Prazo para conclusão Situação Atual Detalhes da obra
*Primeiro semestre de 2013 *Final do primeiro semestre de 2013 Paralisada No link da fonte

 

  • 5.    Pavilhão de Aulas 2

 

CONCORRENCIA 06/2012

Empresa licitada: Matrix Construtora LTDA ME
Valor Estimado na licitação: 5.707.302,59
Situação Atual: Em andamento

  

O relatório acima foi produzido com base em dados disponíveis no sitio da UFRB na internet (www.ufrb.edu.br) e em uma Nota Técnica enviada pela Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) em 01 de abril de 2013. Os documentos em anexo demonstram o espaço de tempo que atualmente se leva entre a contratação do serviço e sua verdadeira conclusão. Há hoje no Centro de Ciências da Saúde da UFRB cerca de cinco construções paralisadas a exemplo do Pavilhão de Laboratórios, Guarita e portão de entrada, Biblioteca e Auditório, Unidade de Serviço de Psicologia e Laboratórios de Pesquisa e Extensão. A paralisação das obras além de revelar o descaso com a coisa pública e o desperdício de verbas públicas também interferem na condução da formação acadêmica dos estudantes que necessitam de condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Fonte:

Movimento Estudantil do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Santo Antonio de Jesus

Fonte: http://criativaonline.com/index/noticias/id-29934/alunos_da_ufrb_realizam_mobilizacao_em_santo_antonio_de_jesus

About Author

Leave a Reply