Categories Capa notícias NOTÍCIAS

Governo oficializa reajuste do auxílio alimentação aos servidores federais resultado da campanha salarial

O governo federal reajustou em R$ 200 o valor mensal do auxílio alimentação a ser pago aos servidores da administração pública federal direta, autárquica e funcional. A mudança foi publicada na última sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União. De acordo com o informe, o novo valor será de R$ 658 e começará a ser pago a partir do próximo dia 1° de maio. A última correção salarial tinha acontecido em 2016.

O aumento do auxílio alimentação é um direito que foi conseguido através da luta sindical por melhores condições de remuneração e trabalho, sendo válido em todo o território nacional. Com isso, após sete anos, fica revogada a Portaria MP nº 11, de 13 de janeiro de 2016.  

Reajuste salarial

Também na última sexta-feira, 31, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) que viabiliza a correção salarial em 9% para servidoras e servidores públicos do Executivo Federal. Esta alteração é necessária para o cumprimento das exigências da Lei orçamentária de 2023 (LOA).

Enfatizamos que é imprescindível a continuação na mobilização da campanha salarial para incluir na construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024 a diferença daquilo que reivindicamos (reajustamento de 27%) e daquilo que foi concedido (9%).

Clique aqui e veja o link da publicação da Portaria no Diário Oficial

About Author