Categories APUR Capa documentos

APUR divulga carta aberta aos conselheiros(as) do CONAC da UFRB

Prezadas(os) Colegas:

Em nossa Assembleia realizada em 17 de abril de 2023, a partir de proposição de filiados presentes, foi incluído como item de pauta a discussão da proposta de calendário acadêmico apresentado pelo presidente do CONAC, o reitor da UFRB, para o ano letivo de 2023. Muitas dúvidas e preocupações foram levantadas quanto a questões acadêmicas, mas, especialmente quanto à sua operacionalização e, por consequência, à garantia de condições de trabalho e isonomia para a categoria docente.

A assembleia reforçou o entendimento de que o calendário é uma atribuição administrativa e que o que compete à representação sindical são as questões que tratam da garantia das condições de trabalho e preservação dos direitos da categoria, como suas férias.

Após as discussões, ficou evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre a proposta em diferentes aspectos, principalmente relacionados ao calendário especial sugerido. Neste sentido, nos dirigimos aos/às colegas para expor nossas preocupações:

  1. É preciso maior prazo para esclarecimentos e discussão sobre a proposta de calendário especial, desse modo, uma alternativa poderia ser sua retirada da pauta, sem prejuízos à discussão e à votação do calendário 2023.1;
  2. Assegurar que os calendários propostos apresentem prazos adequados para o planejamento e garantam a isonomia nas condições de oferecimento de componentes entre os/as professores/as;
  3. Respeitar a carga horária máxima de 12 horas semanais;
  4. Garantir o mês de janeiro de 2024 para férias docentes.

Este sindicato segue no apoio à sua base, assegurando o respeito aos direitos e às condições de trabalho de sua categoria. Desde já, agradecemos a atenção e contamos com a compreensão de todos/as.

Cruz das Almas, 17 de abril de 2023.

About Author