Categories ANDES APUR Capa

Presidente da APUR participa do 60º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN

O presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), Arlen Beltrão, participou do 60° Encontro da Regional Nordeste III do ANDES – SN. O evento ocorreu na última sexta-feira, 14, e no último sábado, 15, no hotel Sol Victoria Marina, em Salvador, e reuniu seções sindicais docentes das universidades UFRB, UESB, UNEB, UESC, UFAL, UEFS e UFS. O tema central foi  “Fortalecer as universidades públicas com autonomia e democracia frente aos ataques das políticas neoliberais”.

O evento foi subdividido em duas mesas de debates que discutiram a democracia dentro da universidade pública e a autonomia universitária. De acordo com o presidente Arlen Beltrão, apesar de não ter tido um caráter deliberativo, o encontro foi uma oportunidade para aprofundar os encaminhamentos do ANDES – SN, bem como discutir os desafios das seções sindicais. 

“Na oportunidade, a APUR, representada por mim (Arlen Beltrão), destacou pelo menos três pontos centrais: o primeiro, a necessidade de se intensificar a luta histórica do ANDES – SN, que é a luta pelo fim da lista tríplice, em função de todos os prejuízos que nós  tivemos no último período. Em segundo, a urgência de lutarmos pela ampliação dos orçamentos das universidades, não só recomposição do último período, que é insuficiente. Demos o exemplo que temos dois campi que não têm nenhum tijolo assentado, ou seja, o próprio processo de implementação não foi realizado. Outro problema, é a necessidade de auxílio às pequenas seções sindicais e demos como exemplo o Sul da Bahia, que não pôde participar de um evento dentro da Bahia em função das condições financeiras. Por fim, também destacamos a necessidade de aprofundar a luta pela revogação de dispositivos que vêm tirando direitos da categoria, como a orientação de não pagar as progressões de carreira a partir da data de direito”, afirmou.

Campanha salarial

A APUR também defendeu a mobilização em torno da campanha salarial de 2024, a fim de conquistarmos a diferença do reajuste que não foi possível neste ano de 2023. Para isso, é necessária ampla unidade dos servidores públicos federais.  

CONAD

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho acontecerá o 66º CONAD, em Campina Grande, na Paraíba. A APUR será representada através da sua Diretoria Executiva e lá teremos, mais uma vez, a oportunidade de discutirmos e avaliarmos estes e outros encaminhamentos de interesse à categoria. 

About Author