Entitulada “Construir Caminhos, Ampliar Conquistas”, chapa única foi eleita com 116 votos.
A chapa “Construir Caminhos, Ampliar Conquistas” foi eleita para a Diretoria Executiva da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), na última terça-feira, 11. Com 116 votos de um total de 119, a nova diretoria ocupará os cargos de gerência do sindicato pelo biênio 2023-2025. Abaixo, você pode conferir quem são os integrantes da chapa e a síntese do programa de governo.
Integrantes
A Diretoria eleita é composta pelo presidente Arlen Beltrão (CFP); a vice-presidenta Leila Longo (CCAAB); o secretário Jorge Filho (CAHL); a suplente do secretário Maíra Lopes (CFP); o tesoureiro Givanildo Oliveira (CCS); a suplente do tesoureiro Talita Honorato (CCAAB); o diretor executivo Juliano Campos (CETEC) e a suplente do diretor executivo Emanuelle dos Santos (CFP).
José Arlen Beltrão de Matos – Presidente
Possui doutorado em Educação, sendo professor do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa.
Leila de Lourdes Longo – Vice-presidenta
Atua no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB – Cruz das Almas). É doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), com pós-doutorados na área de filogeografia.
Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho – Secretário
É docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL-Cachoeira) e possui doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Maíra Lopes dos Reis – Suplente do secretário
Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Amargosa. É doutoranda no Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo.
Givanildo Bezerra de Oliveira – Tesoureiro
É Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando no Centro de Ciências da Saúde (CCS-Santo Antônio de Jesus). Possui doutorado em Química.
Talita Lopes Honorato – Suplente do tesoureiro
Doutora em Engenharia Química. É professora-adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais e Biológicas (CCAAB-Cruz das Almas).
Juliano Pereira Campos – Diretor executivo
Doutor em Cosmologia e professor Doutor Associado I do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC- Cruz das Almas).
Emmanuelle Felix dos Santos – Suplente do diretor executivo
Doutoranda em Linguística. Atua no Centro de Formação de Professores (CFP – Amargosa).
Obs: As informações acima foram retiradas do site Escavador.
Programa da chapa
Conforme o programa de governo disponibilizado pela chapa eleita, “a gestão está ancorada nos princípios: defesa intransigente dos direitos e reivindicações da categoria; defesa e construção de uma universidade inclusiva e socialmente referenciada; fortalecimento do sindicato; autonomia e independência política; defesa da democracia; valorização das instâncias deliberativas e do respeito ao regimento da APUR; e a construção de um sindicato plural e democrático”.
Reformas, orçamento e condições de trabalho
A Diretoria da APUR também lutará pela recomposição do orçamento da UFRB, bem como melhoria dos espaços da universidade; o reajuste, a recomposição salarial dos professores e a luta por condições melhores de trabalho; desburocratização dos processos que envolvem os professores e a UFRB, dentre outros.
Para essas mudanças ocorrerem, a nova gestão firma compromisso em realizar campanha de filiação, acolhendo novas e novos docentes e fortalecendo o sindicato.