A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) participará da audiência pública “O Ensino Federal na Bahia e os cortes orçamentários de 2024”, que acontecerá às 9h30 desta quarta-feira, 8, no auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador. O encontro debaterá a situação de crise da educação pública federal a partir do ponto de vista dos servidores que lidam todos os dias com condições precárias de trabalho.
De acordo com estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as universidades federais precisam de R$ 2,5 bilhões a mais no orçamento para se sustentar. Ainda conforme a associação, o orçamento deste ano é equivalente ao ano de 2008 e despreza o aumento do quadro de servidores e de estudantes que estas instituições tiveram nos últimos anos.
O cálculo orçamentário deste ano vai na contramão da promessa feita durante o período de campanha do governo federal e mantém patamares muito similares ao orçamento praticado pelos governos Temer e Bolsonaro.
Assembleia Geral da APUR
Nesta quinta-feira, 9, a APUR realizará uma Assembleia Geral. O encontro docente ocorrerá às 9h, no auditório do PPGCI, em Cruz das Almas. Lá deliberaremos sobre a greve docente na UFRB, discutiremos a conjuntura orçamentárias das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a campanha salarial 2024. Participe!