Na tarde da última sexta-feira (13/03), realizou-se na sede da APUR reunião da diretoria do sindicato, ampliada com a presença de representações sindicais dos centros. Na oportunidade os representantes da categoria discutiram o impasse vivenciado na Comissão Eleitoral, que terá nova reunião hoje, às 17 horas. Em suas falas, os docentes reiteraram a disposição pela construção de uma proposta de consenso com os demais segmentos. Por outro lado, a permanência do impasse, impõe uma tomada de decisão com a maior brevidade possível, conforme avaliação dos presentes. É neste cenário, que a direção da APUR deliberou por antecipar a Assembleia Geral Docente para o dia 19/03 (quinta-feira) em Cruz das Almas, com a seguinte pauta: 1) Informes; 2) Campanha Salarial 2015; 3) Discussão da Greve Unificada; 4) Consulta para Reitoria. Após confirmação do espaço físico, a direção da APUR publicará convocação com o horário e o local para realização da Assembleia.
Do mesmo modo, com o objetivo de assegurar o debate prévio, foram mantidas todas as reuniões sindicais nos centros, conforme informações abaixo:
CAHL……………………..
CECULT……………………
CETENS……………………
CFP………………………
CCAAB e CETEC…………: 18/03 às 10 horas (sala 01 do pavilhão II);
CCS………………………
Além disto, a direção da APUR organizará um seminário sobre o FUNPRESP, no dia 24/03 (terça-feira), às 10 horas, no auditório da PPGCI, com objetivo de expor os cenários que afetam a previdência do servidor público. Em especial dos novos docentes, ingressantes no Serviço Público Federal, a partir de 1º de fevereiro de 2013, que sofrem os efeitos da Lei 12.618/2012. Neste evento, contar-se-á com a presença da consultoria jurídica da APUR. Os representantes do escritório Alino & Robertos advogados estarão à disposição dos docentes para discutir os aspectos jurídicos desta legislação, bem como a proposição de ações judiciais que possam assegurar os direitos dos novos docentes da UFRB que já estavam vinculados ao serviço público antes de ingressar em nossa instituição.
Por fim, os diretores/as sindicais ressaltaram a importância destes eventos para nossa instituição, cabendo lembrar que as atividades organizadas pela APUR são abertas a participação e ao pronunciamento de toda categoria docente, ressalvando-se que estatutariamente, em nossas Assembleias, somente os/as filiados/as, com contribuição regular, tem acesso as credenciais de votação.
Estiveram presentes na reunião os professores Antonio Eduardo Oliveira, Albany Mendonça, Gleide Sacramento, Herbert Toledo, Karina Cordeiro, Maurício Silva, Nilton Silva e Tarcísio Cordeiro.