DOCENTES ESCOLHEM A PRÓXIMA DIREÇÃO DA APUR

DSCN0147

Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) escolherão, nesta terça-feira (11), a direção da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) para os próximos dois anos. Além da diretoria, os docentes vão escolher as representações do Conselho Universitário (CONSUNI), do Conselho Curador e os representantes sindicais de seus respectivos Centros.

Muitos docentes fizeram questão de registrar a importância da escolha de seus representantes. Para o professor Manoel Teixeira, por exemplo, essa importância poderia ser resumida como sendo a voz do sindicalizado. “Se você não tiver voz, como é que vai expressar suas vontades, suas opiniões, contribuir para o processo como um todo? Eu acredito que ser sindicalizado à sua classe profissional deveria ser como a carteira de identidade, porque é sua voz, sem ela você não contribui com o processo, você simplesmente é guiado como um burro de carroça”, opinou o professor.

DSCN0162

Manoel Teixeira também falou de suas expectativas para a próxima gestão. Ele espera que se continue o trabalho que vem sendo feito, e que se procure incentivar mais a presença dos sindicalizados nas reuniões, que ele considera ser muito pouca.  O professor defendeu que participar do sindicato não é apenas contribuir financeiramente. “Muitas vezes, o docente não vai às reuniões, e isso enfraquece um pouco o sindicato, a diretoria fica sem força. A participação do sindicalizado é fundamental”, afirmou Manoel. Por isso, o professor espera que a próxima gestão procure um meio incentivar mais a participação docente.

A professora Lidiane Lordelo afirmou que esse momento de escolha das representações é essencial, em especial a da APUR, já que, como sindicato, tem a característica de trabalhar em prol dos benefícios e das conquistas do grupo que ele está representando. Nesse sentido, a docente lembrou a mais recente conquista da associação, o direito às férias dos professores afastados para especializações. “A possibilidade de ter nosso benefício garantido, que não tínhamos, sendo que a UFRB é uma das poucas universidades federais do Brasil que nega esse benefício, e agora a gente conseguiu mais essa vitória. Então, é de extrema necessidade a existência do grupo da APUR e dos representantes, para que se fortaleça o sindicato de modo geral”, afirmou Lidiane.

DSCN0157

Quanto seus anseios para a próxima gestão, a professora espera que se continue antenado com as necessidades da categoria docente, que não se enfraqueça a luta constante pelas conquistas. Lidiane também acredita que a APUR deva procurar cada vez mais está presente dentro dos sindicatos nacionais, para que os docentes da UFRB sejam representados, vistos e percebidos no cenário nacional.

A votação vai até às 18 horas, exceto no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e no Centro de Formação de Professores (CFP) que vai até às 20 horas.

Boletim APUR

Post anterior
Próximo post