Categories APUR

GOVERNO PREVÊ UM CORTE DE 45% NOS RECURSOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

20150118

 Esta semana, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, portal do Ministério da Educação (MEC) que trata do orçamento, publicou a previsão de recursos para 2017. Nela, o governo federal prevê um corte de 45% dos recursos para investimentos nas universidades públicas federais no ano que vem. No que se refere ao montante estimado para custeio, a previsão é de que haja uma queda de mais ou menos 18%.

As instituições federais de ensino superior, que já vivem uma grave crise financeira (redução de programas, demissão de trabalhadores terceirizados etc), precisa se preparar para funcionar com cerca de R$350 milhões a menos em 2017. Não vamos esquecer que as universidades federais convivem com os cortes de verbas desde o fim de 2014. Os valores publicados ainda poderão passar por revisão, mas caso isso não ocorra, eles devem ser incorporados ao Projeto de Lei Orçamentária Anual, que será enviado ao Congresso até o fim deste mês.

Estamos diante de mais um ataque ao ensino superior gratuito, e os docentes da UFRB, em parceria com os demais setores da universidade, precisam se mobilizar para barrar esses cortes. Não podemos deixar que o funcionamento da UFRB seja colocado em risco. Por isso, a direção da APUR conclama os docentes a se unirem ao sindicato para organizar uma forte mobilização para o início do próximo semestre.

About Author

Leave a Reply