A APUR participou da abertura do I Congresso de Estudantes da UFRB, realizado no campus de Cruz das Almas, na quarta-feira (28). Na oportunidade, o presidente da APUR, David Teixeira, saudou os delegados e os demais participantes e destacou a importância da organização da juventude universitária, da criação do DCE da UFRB e a honra do sindicato em apoiar a organização do evento.
O presidente da APUR afirmou que os filhos dos trabalhadores chegaram à universidade pública e ela ainda não está preparada para recebê-los, e nem para atender aos anseios da classe trabalhadora. “Esse projeto de Universidade precisa dar certo, as conquistas não podem retroceder, e novas conquistas precisam ser urgentemente conquistadas. Só a juventude organizada articulada com os sindicatos e partidos da classe podem arrancar do Estado as condições para uma universidade pública gratuita e de qualidade, que atenda os anseios do povo brasileiro”, disse o presidente.
Contudo, o presidente da APUR deixou claro que, para a universidade dar certo, ainda tem muito o que fazer : “Essa tarefa exige mudanças estruturais que esbarram no congresso nacional, que chegou ao seu limite do ponto de vista das conquistas sociais: reforma agrária, defesa dos SUS, aumento dos recursos para educação e saúde, o fim do trabalho escravo, reforma política, não sairão com esse congresso. Por isso, a necessidade de uma constituinte, onde os interesses da maioria da população possam ser atendidas”, pontuou David.
O congresso estudantil vai até o dia 01/09.