CARACTERIZAÇÃO DOCENTE DA UFRB
José Raimundo de Jesus Santos – professor CFP
Durante o I Encontro de Professores da UFRB, percebeu-se a necessidade de conhecer quem é o docente que constrói esta instituição. A convite do sindicato, ficamos responsáveis pela elaboração de um instrumento de pesquisa que desse conta desta tarefa. Durante a Greve de 2012, após sucessivas assembleias e reuniões docentes nos Centros de ensino, construímos um questionário que atendesse as múltiplas demandas apresentadas e que fosse capaz de subsidiar a interlocução da APUR com a administração central e dos Centros. Este instrumento avalia desde as ações individuais de capacitação, com ou sem apoio institucional, como também opina sobre a condição do trabalho docente na nossa universidade. Durante o período de seis meses, este questionário ficou disponível para o preenchimento dos docentes e, neste momento, nos encontramos na fase de tabulação e análise dos dados para apresentar à comunidade acadêmica desta universidade, um rascunho acerca do perfil docente e das suas formas de atuação. Neste período, foram coletados 105 questionários, o que representa, aproximadamente, cerca de 10% dos docentes em exercício até março de 2013. A recepção dos questionários por Centro pode ser percebida no gráfico abaixo;
Questão 01 – A qual Centro você pertence? | |||||||||||||||||||||||||
|
Também foi possível observarmos que grande parte dos nossos docentes são jovens e concentram-se na faixa etária de 30 a 44 anos, contudo, já apresentam uma experiência na área de docência. Outro elemento presente nesta pesquisa revela a origem destes docentes. Oriundos de distintos espaços deste país, perceberam na UFRB uma caminho para tornarem-se protagonistas na interiorização do ensino superior na Bahia. Os gráficos 02 e 03 são indicadores desta observação. Mas, o trabalho docente está para além da atividade cotidiana de sala de aula e das atividades de pesquisa e extensão, encontra-se também nas ações administrativas, onde 32% dos respondentes ocupam cargos de gestão com FG ou CD. Tais dados merecem nossa atenção e cuidado, como também revelam que é preciso debruçar-se sobre o trabalho docente e suas faces para dentro e para fora da nossa instituição.
Gráfico 02
Questão 12 – Em que faixa de idade se encaixa? | |
Gráfico 03
Concursado em instituição pública estadual | 10 | 10% | |
Concursado em instituição pública municipal | 1 | 1% | |
Concursado em instituição pública federal | 8 | 8% | |
Contratado/Substituto/temporário em instituição pública estadual | 9 | 9% | |
Contratado/Substituto/Temporário em instituição pública municipal | 0 | 0% | |
Contratado/Substituto/Temporário em instituição pública federal | 26 | 25% | |
Contratado em instituição Privada | 38 | 36% | |
Atividades de Tirocínio Docente no Doutorado | 4 | 4% | |
Nunca atuei, antes, como docente | 6 | 6% | |
Atuava em outra área | 1 | 1% | |
Atuava no ensino médio/fundamental | 2 | 2% |
Em breve divulgaremos o relatório final com análises deste trabalho.