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CARACTERIZAÇÃO DOCENTE DA UFRB

CARACTERIZAÇÃO DOCENTE DA UFRB

José Raimundo de Jesus Santos – professor CFP

Durante o I Encontro de Professores da UFRB, percebeu-se a necessidade de conhecer quem é o docente que constrói esta instituição. A convite do sindicato, ficamos responsáveis pela elaboração de um instrumento de pesquisa que desse conta desta tarefa. Durante a Greve de 2012, após sucessivas assembleias e reuniões docentes nos Centros de ensino, construímos um questionário que atendesse as múltiplas demandas apresentadas e que fosse capaz de subsidiar a interlocução da APUR com a administração central e dos Centros. Este instrumento avalia desde as ações individuais de capacitação, com ou sem apoio institucional, como também opina sobre a condição do trabalho docente na nossa universidade. Durante o período de seis meses, este questionário ficou disponível para o preenchimento dos docentes e, neste momento, nos encontramos na fase de tabulação e análise dos dados para apresentar à comunidade acadêmica desta universidade, um rascunho acerca do perfil docente e das suas formas de atuação. Neste período, foram coletados 105 questionários, o que representa, aproximadamente, cerca de 10% dos docentes em exercício até março de 2013. A recepção dos questionários por Centro pode ser percebida no gráfico abaixo; 

 

Questão 01 – A qual Centro você pertence?

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CCAAB   30 29%
CETEC   14 13%
CAHL   18 17%
CFP   19 18%
CCS   24 23%
Não pertenço ao quadro da UFRB – atuo em outra universidade.   

 

Também foi possível observarmos que grande parte dos nossos docentes são jovens e concentram-se na faixa etária de 30 a 44 anos, contudo, já apresentam uma experiência na área de docência. Outro elemento presente nesta pesquisa revela a origem destes docentes. Oriundos de distintos espaços deste país, perceberam na UFRB uma caminho para tornarem-se protagonistas na interiorização do ensino superior na Bahia. Os gráficos 02 e 03 são indicadores desta observação. Mas, o trabalho docente está para além da atividade cotidiana de sala de aula e das atividades de pesquisa e extensão, encontra-se também nas ações administrativas, onde 32% dos respondentes ocupam cargos de gestão com FG ou CD. Tais dados merecem nossa atenção e cuidado, como também revelam que é preciso debruçar-se sobre o trabalho docente e suas faces para dentro e para fora da nossa instituição. 

Gráfico 02

Questão 12 – Em que faixa de idade se encaixa?

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Gráfico 03

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Concursado em instituição pública estadual   10 10%
Concursado em instituição pública municipal   1 1%
Concursado em instituição pública federal   8 8%
Contratado/Substituto/temporário em instituição pública estadual   9 9%
Contratado/Substituto/Temporário em instituição pública municipal   0 0%
Contratado/Substituto/Temporário em instituição pública federal   26 25%
Contratado em instituição Privada   38 36%
Atividades de Tirocínio Docente no Doutorado   4 4%
Nunca atuei, antes, como docente   6 6%
Atuava em outra área   1 1%
Atuava no ensino médio/fundamental   2 2%

Em breve divulgaremos o relatório final com análises deste trabalho.

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