Categories APUR

BALANÇO E DESAFIOS DA REUNIÃO SINDICAL NO CCS/UFRB

BALANÇO E DESAFIOS DA REUNIÃO SINDICAL NO CCS/UFRB 

Na última terça-feira (10), a diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), representada pelos professores David Teixeira, Herbert Martins, Antonio Eduardo de Oliveira, Alessandra Caiafa, Fabiano Martins, Willian Santos, Tarcísio Cordeiro e Givanildo Oliveira, esteve no CCS/UFRB para reunião sindical e para a atividade da Campanha de Filiação.

Na reunião sindical foi tratado: Balanço da gestão do sindicato, Solicitação do Auxílio de Insalubridade e Periculosidade, EBSERH, Pauta local. Após a discussão, foi encaminhado: reunião para orientação e preenchimento das solicitações dos auxílios dos docentes do CCS; realização de um debate sobre Administração Pública dos Hospitais Universitários ainda no mês de outubro no CCS.

A reforma curricular dos cursos de graduação em função da entrada única de alunos pelo curso do BIs, o regime de trabalho com excessiva carga-horária dedicada às aulas, a ausência de infraestrutura para a criação e chegada de novos cursos, o regime de previdência, as relações de trabalho no CCS – onde foi relatado situações graves de conflitos no centro – foram os pontos mais discutidos na reunião.

Foi em estado de perplexidade que os diretores da APUR saíram da reunião. “Estamos percebendo que aqui é um barril de pólvoras”, disse um dos diretores, após ouvir as reclamações e denúncias dos docentes presentes na reunião. “Eu quero deixar-lhes cientes que o motivo que fez eu me filiar ao sindicato foi o desespero de ter sofrido várias ameaças veladas de reprovação em meu estágio probatório”, confessou um dos docentes. “A maioria dos professores são obrigados a assumirem mais do que 12 horas de aulas semanais”, disse outro docente. Diante da gravidade dos relatos, foi encaminhado que a diretoria da APUR marcará reunião com a direção do CCS para solicitar esclarecimentos e procurar soluções para os problemas apontados.

A campanha de filiação terminou o dia com oito novas filiações e com a abertura da exposição das fotos da última greve, que ficará exposta até a próxima quinta (19) no CCS. “Reconhecemos como positivo e nosso diferencial a relação de proximidade da base dos sindicalizados com a diretoria da APUR, esta relação nos ajuda na orientação política para lutar pela solução das questões centrais que afligem nossa categoria. Atividades como essa no CCS fortalece o movimento docente, no sentido de tomar os problemas de cada Centro de Ensino como um problema de todos os docentes da UFRB. A diretoria da APUR ficou muito feliz com o acolhimento e o respeito dos docentes do CCS com nossa representação sindical”, afirmou David Teixeira, presidente da APUR.

A próxima atividade da campanha de filiação acontecerá no CFP, no próximo dia 25/09, onde realizaremos também uma reunião sindical e exposição das fotografias da última greve docente.

Galeria de fotos.

About Author

Leave a Reply