Categories APUR

POR UM CONSUNI DEMOCRÁTICO E REFERENCIADO NA COMUNIDADE ACADÊMICA E NO POVO DO RECÔNCAVO

ufrbA universidade, como instituição social, é um lugar de debate crítico constante. Neste espaço, a democracia está presente em todas as suas instâncias, sempre em busca da inclusão cada vez maior e da excelência no desempenho de suas ações. A pesquisa, a extensão e o ensino – graduação e pós-graduação – possuem veículos próprios de transmissão dos debates que lhes circunscrevem, tornando o acesso aos saberes e conhecimentos cada vez mais transparente.

Na atualidade, a internet e as transmissões on-line de palestras e aulas nos permitem aproximações entre universidades e colegas de continentes distantes. Esta ferramenta presente no cotidiano daqueles que utilizam o AVA /UFRB e outras modalidades de encontros virtuais tem demonstrado a importância desta para a ampliação das tomadas de decisão e a consequente descentralização do poder. De fato, o virtual criou novas formas de sociabilidade e protagoniza uma ampliação democrática nos debates acerca de inúmeros temas que circunstanciam a nossa sociedade e, neste caso, a universidade precisa adequar-se às novas tecnologias (principalmente as multicampi) e prover a comunidade acadêmica e a sociedade civil do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá de mecanismos virtuais que permitam o acompanhamento em tempo real das suas reuniões e tomadas de decisão.

Esta proposição alinha-se ao espírito democrático e crítico que advoga a administração central, portanto, compreendemos que esta não será apenas uma solicitação em vão, mas a concretização deste agir democrático que norteia as ações da presidência do CONSUNI e demais órgãos superiores. Temos a certeza que os conselhos superiores e órgãos colegiados da UFRB têm buscado promover um processo real de democratização da universidade, ampliando a participação efetiva da comunidade universitária nas decisões da universidade, prática que, fora dos nossos limites, é algo bastante reduzido.

 Daí tem-se a necessidade da convocação da Estatuinte na UFRB, para modificar os regimentos e o estatuto da universidade, visando promover uma maior participação e controle da administração central e de todas as esferas da universidade. Entretanto, a luta pela democratização e pela autonomia da UFRB não pode esperar o processo Estatuinte e nem deve se esgotar no mesmo, sendo uma mobilização permanente.

Neste sentido, um aspecto importante, ainda que não decisivo dessa mobilização pela democratização da UFRB, é a luta para transformar o CONSUNI em uma instância que expresse minimamente as diferentes visões da comunidade universitária.

No intuito de dar maior publicização e socialização das discussões e atividades do Conselho Superior da UFRB, a diretoria da APUR encaminhou, hoje (16/09), ofício para o presidente do CONSUNI solicitando mecanismos de comunicação, no intuito de propiciar maior participação e conhecimento do principal espaço de deliberação da UFRB. Para isso, consideramos ser fundamental:

  • – Agendamento regular das reuniões ordinárias e divulgação no site;
  • – Criação de links na página inicial do site oficial da UFRB para a homepage do CONSUNI;
  • – Gravação em vídeo e transmissão ao vivo das reuniões do CONSUNI;
  • – Disponibilização regular das atas aprovadas das reuniões do CONSUNI no site;
  • – Divulgação das convocatórias das reuniões na homepage principal da UFRB;
  • – Criação de link para acesso ao regimento interno do CONSUNI na homepage do conselho.

Acreditamos no atendimento das solicitações, uma vez que a UFRB dispõe das condições materiais para realização, e por elas estarem atreladas ao espírito de transparência e de facilidade de acesso às informações próprias das instâncias públicas.

About Author

Leave a Reply