RELATO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UFRB – SETEMBRO/2013.
Pauta:
1. Apreciação do Projeto da UNIAF;
2. Metodologia da Estatuinte.
Na última reunião do Conselho Superior da UFRB, sexta-feira (13/09), discutiu-se, no único ponto tratado, UNIAF, a baixa participação da comunidade nas discussões que tratam dos rumos da universidade. No caso específico do UNIAF, houve uma baixa participação tanto nas atividades presenciais como nas virtuais organizadas pela reitoria.As organizações das categorias também não conseguiram realizar um debate com suas bases, e os diretores de Centro não submeteram o assunto aos seus conselhos.
A partir dessa situação, entrou em discussão se deveria seguir para a votação mesmo assim, ou prorrogar para se garantir que as categorias pudessem fazer o debate, no intuito de fundamentar o voto dos conselheiros, uma vez que os representantes discentes e docentes se comprometeram em construir seus posicionamentos antes de trinta dias.Colocado em regime de votação, foi aprovado por 12 (doze) votos a 8 (oito), que a matéria fosse votada mesmo assim. Antes de entrar em regime de votação final, um conselheiro pediu vistas ao processo, ficando a votação suspensa até o parecer do conselheiro, que terá 5 dias corridos para conclusão.
Por conta do avançar da hora, o presidente indicou que a reunião fosse encerrada, e que o segundo ponto da ordem do dia, Metodologia da Estatuinte, ficasse para futura reunião. Após discussão se a reunião deveria ser suspensa e continuada após o almoço, conforme solicitação dos conselheiros da representação estudantil, a reunião foi encerrada diante do grande número de ausências justificadas para continuação da reunião.O presidente do CONSUNI se comprometeu a convocar reuniões extraordinárias para tratar dos dois processos individualmente na próxima semana.
Relator: Prof. David Romão Teixeira (Presidente da APUR), observador da última reunião do CONSUNI.