Categories APUR

APUR E REPRESENTANES SINDICAIS AVALIAM AS AÇÕES DO SEMESTRE PASSADO

s_a_06-11-2013_02

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) e os representantes sindicais dos Centros se reuniram, nesta quarta-feira (06), para a discussão, dentre outros assuntos, do balanço político do sindicato no semestre 2013.1, do planejamento do sindicato até o final do ano e das demandas que têm surgido em cada Centro.

O ponto mais destacado no balanço político foi a campanha de filiação, tida como um sucesso por todos os presentes na reunião. Para David Teixeira, presidente da APUR, a campanha de filiação trouxe não só benefícios quantitativos, mas, principalmente, qualitativos: “Foi muito bom o contato com os colegas numa outra dimensão, a diretoria foi até eles, criando uma melhor relação. O que nos fez repensar em melhores formas de intervenção e contato com os colegas”, relatou David.

O professor Fabrício Lyrio disse ter ficado bastante impressionado com os resultados da campanha de filiação e reiterou a importância desse tipo de atividade: “Uma oportunidade de chegar junto, pois muitos colegas vivem voltados para a carreira e não se envolvem com o movimento sindical”, colocou Fabrício.  Os benefícios da campanha de filiação foram tão perceptíveis que o vice-presidente da APUR, Herbert Martins, afirmou que pretende dá continuidade à campanha no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

Outra iniciativa da APUR que também teve um bom resultado foi a realização de palestras. No semestre passado, a associação organizou duas grandes palestras, A Expansão das IFES e o Projeto de Universidade Pública Brasileira, proferida pelo vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, e Administração de Hospitais Universitários e o Projeto de Universidade Pública Brasileira, ministrada pela Profª. Cláudia March da Universidade Federal Fluminense. Para o diretor executivo da APUR, Eder Rodrigues, essas palestras contribuíram não só para a formação dos docentes, mas também para o fortalecimento da associação: “Com a vinda da Cláudia March e do Schuch, houve um avanço no aumento da confiança, alguns docentes passaram a sentir mais segurança e firmeza no sindicato”, afirmou o diretor.

Visto o quão positivos são os resultados de debates, a APUR já tem agendada uma atividade para o início do próximo semestre, a palestra Universidade e desenvolvimento regional, que será proferida pelo ex-ministro Patrus Ananias. O evento ocorrerá no dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório do CAHL.

Além dessa palestra, no próximo semestre, a associação terá outras atividades. No dia 10 de dezembro, terá uma Assembleia Ordinária com três pontos de pauta: Balanço Político, Eleição do Conselho Fiscal e Prestação de Contas. A APUR também se ocupará com visitas aos novos Centros da UFRB (CETENS em Feira de Santana e CECULT em Santo Amaro), reuniões, confecção da revista e do boletim da APUR, plantões de atendimento na sede do sindicato e a continuidade da campanha de filiação.

Estiveram presentes na reunião os representantes sindicais Nilton da Silva (CETEC), Tarcísio Cordeiro (CFP) e João Mendes (CCS); o representante dos docentes no CONSUNI, Fabrício Lyrio e os dirigentes da APUR, David Teixeira, Herbert Martins, Alessandra Caiafa, Antonio Eduardo de Oliveira, Fabiano Martins e Eder Rodrigues.

About Author

Leave a Reply