A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), junto com o ANDES-SN, está disponibilizando um ônibus para o ato unificado dos/das servidores/as federais da Educação, no Campo Grande, em Salvador, na próxima segunda-feira, 3, às 14h. O veículo sairá pela manhã. O ato reunirá os comandos locais de greve da UFRB, UFBA, FASUBRA, UFSB e o SINASEFE. Para solicitar vaga no transporte, a sinalização deve ser feita à APUR por e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (75) 99871-6597.
O ato unificado acontecerá em todas as capitais brasileiras e tem o intuito de pressionar o governo federal, que estará em reunião com o ANDES-SN e demais entidades sindicais, para exigir que haja continuidade às negociações e que as nossas pautas sejam atendidas, incluindo a apresentação de uma proposta que recomponha o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o justo reajuste salarial pleiteado pela categoria.
A mobilização acontece dias após o governo federal fechar acordo com a PROIFES, órgão sem registro e que não tem legitimidade, e desrespeitar docentes, discentes e técnico-administrativos, uma vez que não há recomposição orçamentária das IFES, muito menos recomposição das perdas inflacionárias que incidem nos salários e o congelamento dos vencimentos neste ano, além do aprofundamento da desestruturação na carreira.
A situação é ainda mais vexatória porque quase todas as assembleias de base, inclusive as que a PROIFES diz representar, rejeitaram a proposta do governo federal. Esta é mais uma tentativa clara e vergonhosa de enfraquecer a greve dos/das docentes federais.
O ato unificado desta segunda-feira, 3, é decisivo e importante para fortalecermos a nossa greve. Por essa razão, é necessária a presença de todos/todas para pressionarmos o governo federal e conseguirmos nossos direitos.
NEGOCIA JÁ, LULA!