O ANDES realizará o 68° Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad) entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus, no Amazonas. O tema central do encontro será “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”. De acordo com o sindicato, o evento será sediado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com organização da Associação dos Docentes da Ufam (Adua-Seção Sindical do ANDES-SN).
O Conad é um fórum de deliberação e discussão da categoria docente, no qual são debatidas e aprovadas políticas, planos de luta e resoluções do ANDES-SN. A realização do Conad é de extrema importância e garante a defesa dos direitos e interesses dos/das professores/as de ensino superior público do Brasil.
Nesta edição, as principais tarefas são a atualização dos planos de lutas gerais e dos setores do Sindicato Nacional, aprovados durante o 43° Congresso, que ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, no início deste ano. Além disso, haverá também a deliberação sobre questões organizativas e financeiras, como a aprovação das contas da entidade e a definição do local do próximo Conad.
Contribuições
As contribuições ao Caderno de Textos devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected], com prazo limite até o dia 10 de junho. Os textos devem estar relacionados ao tema central e aos subtemas I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; e III – Questões Organizativas e Financeiras.
Informações adicionais sobre a formatação dos textos e as inscrições estão disponíveis na Circular 162/2025.
*Com informações do ANDES-SN