Categories Greve 2012 - UFRB

DOCENTES EM GREVE DA UFRB FAZEM VISITA A IRMANDADE DA BOA MORTE


Docentes em greve da UFRB fazem visita a Irmandade da Boa Morte

Num gesto de respeito e solidariedade, os docentes da UFRB visitaram esta quinta, 16, a Irmandade da Boa Morte, que nesse mês comemora a sua tradicional festa. O objetivo era aliar-se às estratégias de resistência das mulheres negras, relembradas na festa e destacar a importância da educação para a comunidade de negros e negras da Bahia.   As comemorações que tiveram início na última segunda-feira (13) terminam nessa sexta-feira (17).

Entretanto, a Irmandade da Boa Morte representa muito mais que uma festa, ela é a essência onde se reúnem mulheres remanescentes de um processo abolicionista, que vêm prestando um serviço social desde o século XIX. Segundo José Raimundo Santos, do Comando de Greve Local, as atividades de compra da liberdade de pessoas escravizadas e a criação de formas de preservação dos elementos e símbolos da religião africana, sincretizando-os ao catolicismo, mostra a capacidade de resistência das mulheres negras na história do Brasil.

O administrador da Casa da Irmandade da Boa Morte, Valmir dos Santos, afirmou que o trabalho sempre foi além do social, foi também humanitário, pois muitas cartas de alforrias foram compradas pelas irmãs da Boa Morte. Valmir ainda colocou que, além desse trabalho de libertar escravos, as mulheres da irmandade buscaram e buscam a liberdade de expressão religiosa, direito ao culto, direito de ter uma religião. Ele enfatiza que “a Boa Morte representa para todos nós o troféu da resistência pela mulher negra, porque a gente tem que lembrar sempre que, em uma época escravocrata, machista, patriarcal, essas mulheres já estavam lá na sociedade, buscando seu empoderamento, impondo suas questões, buscando melhoria para seu povo”, termina.

Durante a visita o administrador falou da importância da educação do povo negro. José Raimundo, do CGL, ressaltou que a educação é um campo de aliança com os movimentos sócio culturais da sociedade e destacou a majoritária participação de mulheres docentes no movimento grevista fazendo alusão a capacidade de produção de estratégias de valorização do gênero das professoras  e das irmãs da Boa Morte.

Fotos:

 

About Author

Leave a Reply