Depois de quase sete anos de espera, os professores do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) conquistaram os tão esperados laboratórios. Os laboratórios que começaram a ser construídos no final de 2011, foram entregues aos professores há um mês. A conquista é uma reivindicação dos docentes, que sofriam sem uma estrutura adequada para a realização das atividades.
Professor do CCAAB desde 2006, Fabiano Martins conta que os docentes ficaram por um longo período alojados em uma casa, mas o curso começou a crescer, chegando ao ponto de não conseguirem trabalhar de forma digna. Em 2010, os docentes e a direção do Centro iniciaram uma conversa com a reitoria, planejando uma estrutura para a biologia. “Atende às nossas necessidades, pois é um prédio muito bem planejado, onde teve a participação de todos os professores na discussão. Agora estamos começando a atender aos alunos de forma adequada,” colocou Fabiano.
Fabiano Martins chamou a atenção para a importância de todo professor ter um local de trabalho digno, pois é necessidade que também interfere no crescimento dos discentes: “Todos os docentes deveriam ter uma boa estrutura, ser bem abrigados em suas tarefas, seja ele de qual centro for. Uma estrutura adequada chega até os estudantes, oferecendo um local de trabalho seguro e amplo”, completou o docente.
Segundo a professora Carolina Scherer, os laboratórios sempre foram um sonho e uma demanda muito grande, pois o trabalho que ela realiza necessita de muito espaço: “Agora eu tenho não só um local de trabalho apropriado para mim e para os alunos, mas também um local para fazer o tratamento adequado do material. Trabalhos fundamentais como limpeza e armazenamento de fósseis”, disse Carolina.
A docente também frisou o significado que esses espaços adequados têm para os estudantes: “Isso contribui também para a autoestima dos alunos, porque eles não tinham espaço para trabalhar e se sentiam abandonados. Agora posso recebê-los, e eles podem desenvolver suas pesquisas em condições necessárias”, acrescentou a docente.
Uma das alunas que tem usufruído desse novo ambiente é Caroliny Freitas. A estudante relata que antes tinha muita dificuldade de realizar as pesquisas, pois tinha que ser feitas em laboratórios improvisados em salas de aula. “Aqui facilitou, o material fica acessível, o gabinete da professora fica dentro do laboratório e podemos tirar nossas dúvidas. E também ajudará em nossa formação, nos desenvolvemos mais, nos sentimos mais motivados, agora só depende de nossa vontade de vim aqui,” relatou a estudante.
Quem também sente como sendo um sonho realizado é a professora Elissandra Winkaler, que não esquece como era difícil desenvolver ensino e pesquisa sem um espaço adequado, o que comprometia os resultados e a qualidade. Contudo, entende que a universidade passava por um momento de construção: “Valeu a pena esperar. Foram montados laboratórios de acordo a necessidade de cada professor. Cada docente tem uma pesquisa especifica, nos deixaram decidir o que seria o espaço mais adequado. Sempre tivemos a motivação para trabalhar, agora também já temos o espaço”, contou Elissandra.
Apesar de o atendimento às necessidades específicas de cada um ser um dos maiores benefícios da implantação dos laboratórios, os docentes frisaram bastante a importância desses espaços para os estudantes. “É importante do ponto de vista do diálogo com os estudantes, na construção de um grupo de trabalho. Poder recebê-los, dá conforto. Também nos dá um sentimento de pertencimento da instituição, da valorização profissional e de respeito pela atividade docente”, afirmou o professor Gabriel Ribeiro.
O presidente da APUR, David Teixeira, foi conhecer os laboratórios e conversar com os docentes, “fiquei muito satisfeito com o que vi, é isso que reivindicamos quando dizemos que precisamos de boas condições de trabalho e de ensino, é por isso que lutamos cotidianamente. É gratificante ver uma pauta importante ser atendida, mostra a importância da nossa mobilização na última greve, esperamos que essa experiência se repita nos demais campus da UFRB”, expressou o presidente.
Galeria de Fotos: