Para facilitar e ampliar as atividades desempenhadas e promover discussões entre os docentes, a APUR organiza-se agora através de um dos canais mais utilizados atualmente por grupos e empresas, que são as redes sociais, além de um grupo de discussão via e-mail.
Você pode encontrar e solicitar um convite à APUR através do usuário no Facebook no link http://facebook.com/perfilapur e também acompanhar nossas publicações seguindo o twitter @apureconcavo.
Criamos também uma lista de discussão por e-mail. Os convites já foram enviados aos professores associados, mas quem ainda não recebeu o convite pode se inscrever na página do Google http://groups.google.com/group/apur ou solicitar participação através do e-mail [email protected]
Participe dessa rede de comunicação acompanhando nossas atualizações, sugerindo e criticando.
6 comments
Sugiro à Diretoria da APUR implantar o mais breve possível o site/grupo de discussão sobre filiação. Da mesma forma, conviria que a Presidência não trocasse mensagens com a Presidência do Proifes dizendo que a APUR se desfiliará do ANDES. Demais, as manifestações de desrespeito por parte da APUB e que necessitam de uma resposta enérgica, não devem estar condicionadas à desfiliação do ANDES. A Diretoria provisória nunca se comprometeu com a desfiliação e sim com o debate. A única condição então estabelecida para a APUB reconhecer a APUR foi o compromisso com o debate, que aconteceu. A troca de correspondência entre o Presidente do PROIFES e o Presidente da APUR é uma atropelo, não deve acontecer, fragiliza a situaçãon da APUR frente à APUB e está fora do deliberado pela assembléia do dia 20/09
Abaixo a correspondência Gil / Herbert
Caro Herbert,
Agradeço suas informações e a forma transparente e direta com que tratou o assunto em questão em sua mensagem.
Escrevo para dizer que o reconhecimento, pelo PROIFES, de que a APUR representa os professores da UFRB já foi expresso em várias ocasiões, inclusive no VII Encontro, em que essa entidade compareceu, nessa qualidade, ao nosso evento. Essa é a posição oficial do PROIFES, que tem todo o respeito pelas decisões majoritárias dos colegas em suas bases e, diferentemente da ANDES, não irá em nenhum momento questionar o direito destas à autodeterminação. Podem contar com nosso total e decidido empenho nesse sentido.
Desde que aí fui com o professor Israel, no ano passado, ocasião em que ele era presidente da APUB, expressamos conjuntamente nossa opinião nessa direção, em respeito ao desejo dos colegas daí de ter o seu próprio sindicato local autônomo e independente.
Agora, com a perspectiva de desfiliação da APUR da ANDES, as coisas ficam mais fáceis. O caminho, na minha opinião, após a transformação da APUR em Sindicato local, será a filiação da APUR ao PROIFES, Fórum, que acolheremos com grande satisfação – se essa for a vontade dos colegas daí. Se julgarem necessário e conveniente apoio jurídico por parte do PROIFES nesse processo, podem contar com o nosso apoio.
Nesse caso, seria muito importante que esse processo pudesse se dar até novembro deste ano porque, dessa forma, a APUR poderia ser protagonista da transformação do PROIFES em Federação, indicando imediatamente (em dezembro) membros para as respectivas Diretoria Executiva / Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
Mando este email com cópia para o Eduardo, vice-presidente do PROIFES, para a Beth (APUB), integrante da atual diretoria do PROIFES, para o Israel, ex-presidente da APUB, e para a Sílvia, atual presidente da APUB, de modo que todos possam dar, se assim o desejarem, sua opinião a respeito.
Reforço ao mesmo tempo a posição de que seria fundamental honrar e reafirmar, neste momento, o acordo mencionado e assentado verbalmente por mim e pelo Israel (presidente da APUB, à época), como você diz, desde a época da Diretoria Provisória da APUR – por isso esta mensagem vai com cópia tb para a Soraya, que acompanhou as conversas havidas naquela ocasião.
Grande abraço e aproveito para desejar a vocês todo o sucesso na assembléia que se inicia dentro em pouco.
Gil.
De: Herbert Martins
Para: Gil Vicente
Cc: [email protected]; Rodrigues Eder ; [email protected]
Enviadas: Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011 17:03
Assunto: En: Assembleia da APUR
Prezado Gil Vicente,
Com os meus cumprimentos, na oportunidade informo que amanhã estaremos dando início ao processo de desfiliação do ANDES-SN na assembleía que será realizada as 10:00h.
Outrossim, solicito de V. Sa. a garantia de que após a nossa desfiliação o sindicato de Salvador irá definitivamente nos respeitar e retirar do seu sítio o nome da UFRB, parando de se anunciar como sindicato que representa os professores da UFRB.
Neste sentido, essa correspondencia é um apelo para que V. Sa. interceda costurando e reafirmando o acordo firmado entre as associações desde a época da nossa Diretoria provisória.
Assim, aguardaremos uma resposta de V. Sa. que contemple o nosso pleito.
Sem mais para o momento, despeço-me
Cordialmente
Herbert Toledo Martins
Presidente da APUR
Prezado Prof. Baiardi,
Com os meus cumprimentos, informo que não é essa a compreensão que tenho do acordo costurado entre a Diretoria Provisória da APUR e o Gil Vicente à época da sua visita à UFRB. Lembro-me claramente que os termos do acordo passava pela transformação da APUR em sindicato de base local. Esse é o meu entendimento.
Quanto aos procedimentos da nossa congênere de Salvador entendemos que se trata dos estertores de um organismo nos seus últimos momentos de vida dentro da nossa Universidade. Nessas alturas dos acontecimentos com mais de 250 associados e crescendo a cada dia, não pretendo me desgastar inutilmente. Vai passar essa fase como passou aquela do malfadado movimento monarquista do “eu fico”. Rídiculo na sua essência e que encontrou no seu mandato o enfrentamento necessário.
Cordialmente
Herbert Toledo Martins
Presidente da APUR
Em nenhum momento foi selado uma acordo com Gil Vicente Presidente do PROIFES sobre dissolução da APUR e criação de sindicato de base local. O que se pactuou foi o debate entre PROIFES e ANDES para que, ulteriormente, os associados da APUR deliberassem. Tão somente isto. Em troca, a APUB, renunciaria a estar presente na UFRB. A APUB não cumpriu o pacto e a APUR cumpriu, Que sentido teria o debate se já estivesse estabelecido a desfiliação do Andes e a filiação ao Proifes? Isto não faz sentido. A Diretoria Provisória da APUR jamais prometeria uma coisa destas pois seria o maior desrespeito possível com os colegas filiados. Neste sentido sugiro que a atual Diretoria da APUR conduza o processo com a máxima isenção possível. Não vou discutir o que seria melhor para a Apur, simplesmente porque não tenho convicção. Contudo, o Andes que negociou e assinou o acordo não é o Andes radical e que despreza o mérito acadêmico. Vamos ver como se posicionam as duas entidades na discussão da carreira, que a todos interessa. A partir daí temos elemento para julgar o que é melhor para os docentes do sistema IFES, a longo prazo
Prezados Prof. Herbert e Prof. Amílcar,
Se bem me recordo, um dos compromissos assumidos pela Diretoria Provisória da nossa associação docente, ouvidos os seus filiados em assembleia à época, foi o de promover um debate entre PROIFES e ANDES para, somente então, decidirmos posterior e oportunamente, de forma autônoma e com os subsídios necessários, o futuro de nossa filiação.
Com esse propósito, foi realizado em 11/11/2010, no auditório da Pós-Graduação em Cruz das Almas, um debate qualificado com as presenças do Prof. Francisco Miraglia Neto (USP), representando o ANDES, e do Prof. Flávio Lucio Vieira (UFPB), representando o PROIFES, e que contou com uma presença significativa de colegas, creio eu, de todos os Centros da UFRB.
Diante disso, sou levado a anuir com as colocações expostas aqui pelo Prof. Baiardi.
Na condição de associado, também avalio como precipitada e inoportuna a troca de mensagem da atual Direção da APUR com o PROIFES, dando conta como certo o “(…) processo de desfiliação do ANDES-SN…”, antes de se realizar um novo debate qualificado entre os colegas do PROIFES e do ANDES, para posteriormente formarmos uma posição sobre a nossa filiação presente e futura.
Balduino Cunha
Prezados colegas da atual Diretoria da APUR,
Sugiro que seja colocado na página principal da APUR o link permanente do Grupo de Discussão de nossa associação, de forma a maximizar a sua visibilidade aos colegas filiados e para aqueles que intentam filiar-se.
Balduino Cunha
Prof. Balduino,
Inicialmente tenho a informar que a correspondência enviada ao Presidente do Proifes era de cunho interno à Diretoria da APUR, cuja resposta o referido Presidente decidiu incluir um outro endereço da Diretoria Provisória. Sinceramente achei uma atitude deselegante da parte de quem publicizou tal e-mail, e disse isso em e-mail novamente particular e não obtive resposta.
Em segundo lugar, afirmo que minha correspondência não traz novidade nenhuma em relação ás bases do acordo firmado pela Diretoria Provisória. Assim, estava apenas seguindo a linha de raciocinio da Diretoria que nos antecedeu, isto é, de que a APUR se tornaria um Sindicato de base local. Ora, isso significa sair do ANDES no meu entender.
Ocorre, Prof. Balduino, que as posições políticas das pessoas mudam com as circunstâncias. No momento, o melhor é afirmar que o mencionado acordo não foi feito nessas bases e que se trata portanto de uma “estultice” (para usar um termo conhecido) do atual Presidente da APUR.
Não tenho o que temer, pelo contrário, estou confiante nos meus princípios e não acho que cometi nenhum deslize ou uma nova interpretação do foi acordado no passado. E mais, nada do que escrevi compromete as deliberações dos docentes na atualidade, posto que a assembléia é soberana.
Att
Herbert Toledo Martins
Presidente da APUR