Categories eventos

Formaçao Política no CAHL

Sem título-1
Segunda-feira  11/8 
às 14h local sala de reuniões

O QUE É ISSO DE “PLEBISCITO”?

É quando a população é chamada a votar em alguma coisa, para saber o que quer. Lembra do referendo das armas, que aconteceu em 2005? Ele perguntou se o povo concordava com a lei de desarmamento, que já existia. O plebiscito é parecido, mas pergunta coisas que ainda não existem, são propostas de mudança. E esse plebiscito quer mudar o sistema político do Brasil.

ESSAS PESSOAS ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O CONGRESSO, É ISSO?
Não… Essas pessoas querem reformular as “regras do jogo”, ou melhor, as regras da política. Por exemplo: vamos poder decidir quem pode se eleger e como. Para isso, precisamos saber se a população também quer mudar a política. Com os votos, poderá ser chamada uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana, para pensar as mudanças.

MAS O QUE É ESSA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA?
É onde se reunirão os representantes da população, eleitos exclusivamente para mudar a política, por isso chama-se Exclusiva. Essa Assembleia fará leis que entrarão na nossa Constituição Federal, por isso é chamada de Constituinte. Nenhum outro órgão do Estado, ou seja: Senado, Câmara dos deputados ou Presidência, poderá mexer nessas novas leis, e por isso é chamada de Soberana.

VEJA SE ENTENDI BEM… VAMOS TER UMA ELEIÇÃO? ISSO É NECESSÁRIO?
Se quisermos a garantia de que os atuais políticos não vão fazer regras para se beneficiar, é necessário sim. E além disso, mudar a política é mudar os outros âmbitos da sociedade. A saúde não consegue investimento por culpa de certos políticos. A educação não vai para frente, por culpa de outros. Esse plebiscito quer reformar a política para tudo isso começar a melhorar no país.

E QUANDO VAI SER? EU POSSO AJUDAR?
O plebiscito vai acontecer entre 1 e 7 de setembro deste ano, na semana da Pátria, e você pode ajudar sim. Entre em contato com a secretária do plebiscito (o contato está aqui no panfleto) e pergunte se já existe um comitê na sua cidade ou no seu bairro. Se não, junte as pessoas interessadas e crie um! Todas colaborações são bem-vindas!

About Author

Leave a Reply