APUR

APUR marca presença em encontro nacional do ANDES-SN no Rio de Janeiro

Compartilhe:

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) esteve presente no encontro promovido pelo ANDES-SN, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no CEFET-RJ. O evento reuniu cerca de 30 seções sindicais de todo o Brasil para integrar os Grupos de Trabalho (GTs) e debater o enfrentamento ao fascismo, ao racismo, às violências institucionais e aos ataques aos direitos das mulheres.

Pautas e informes nacionais

A programação teve início com informes sobre lutas centrais da categoria, como a mobilização pelo Fim da Escala 6×1, a organização para o Grito dos Excluídos e os preparativos para o 16° CONAD Extraordinário, agendado para ocorrer em Brasília (DF) entre 13 e 15 de novembro.

Nas mesas de debate, os/as docentes aprofundaram discussões sobre o avanço do fascismo, gênero, sexualidade, representação social e a precarização das condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Atuação da APUR no combate às violências

Representando a diretoria da APUR, a tesoureira e professora Emmanuelle Félix compartilhou as ações do sindicato no combate aos assédios na UFRB. Emmanuelle destacou o diálogo permanente com a categoria e a articulação institucional junto à Ouvidoria e à Corregedoria da universidade.

Homenagem e próximas ações

Durante o evento, os/as docentes fizeram um manifesto dentro do CEFET em recordação e homenagem à professora Alane de Souza e à psicóloga Laise de Costa, mortas a tiros dentro do campus da instituição de ensino, no ano passado.

A partir dos debates, as seções deliberaram pela intensificação da construção de um ato nacional em combate ao feminicídio e que as entidades representativas incluam este evento na agenda a luta pelos direitos das meninas e mulheres, no dia 25 de novembro deste ano.  Além disso, as representações entenderam que é necessário também que se discuta o protocolo de combate à prevenção, enfrentamento de assédio moral, sexual, racismo, LGBTfobia e qualquer discriminação e violência contra as diversidades, com toda a comunidade acadêmica das instituições.

Leonardo

Post anterior