novembro 25, 2019

APUR REALIZA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

Em assembleia nesta segunda-feira (25), os/as docentes da UFRB aprovaram um importante passo para o fortalecimento e autonomia da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), a aquisição da sede própria. A direção da APUR apresentou a proposta de compra e forma de pagamento de um imóvel em Cruz das Almas, que ainda tem a facilidade de estar localizado bem próximo à UFRB.

 A compra da sede própria da APUR foi aprovada por unanimidade, bem como foi recebida de maneira entusiasmada pelos presentes, que veem na compra uma oportunidade da categoria docente ter um ponto de apoio para professores/as que estiverem em Cruz das Almas.

O tema mais debatido na assembleia foi a pauta local, com foco no afastamento para capacitação e as progressões e promoções. De maneira geral, os/as docentes se sentem prejudicados, principalmente com a última decisão da UFRB de atender os efeitos financeiros das progressões somente a partir da data de publicação, e não de quando o/a docente reuniu as condições para progredir.

No que se refere aos problemas nas progressões, a APUR já havia anunciado anteriormente que vai entrar na justiça com uma causa coletiva. Sobre o afastamento para capacitação, a direção do sindicato aconselha que continuem fazendo suas solicitações, já que o afastamento docente está previsto em lei, e que a reitoria da UFRB, em memorando (CLIQUE AQUI – Para visualizar o arquivo ), garantiu o funcionamento dos afastamentos previstos nos planos para 2020.

Além da compra da sede própria, a assembleia ainda aprovou os nomes dos delegados, suplentes e observadores do 39º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá de 4 a 8 de fevereiro, em São Paulo. Os delegados/as serão Djenane Brasil (CCS), que vai representando a direção da APUR, Juliano Pereira Campos (CETEC), Maicelma Maia (CFP) e David Teixeira (CFP). Foram aprovados/as como suplentes/observadores/as: José Arlen Matos (CFP), Lívia Mello (CCS), Orahcio Felício (CFP), José Santana (CCAAB), Heleni Ávila (CAHL) e Fernanda Dias (CFP).

GALERIA DE FOTOS