outubro 25, 2018

ATIVIDADE NO CETENS DEBATE FASCISMO E DEMOCRACIA

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) foi convidada a participar do debate “Ascensão do Fascismo e Ameaça à Democracia no Brasil”, ocorrido ontem (24), no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Foram convidados como debatedores o professor David Teixeira, representando a APUR, e Paulo Vaz, representando a ASSUFBA.

O presidente da APUR, professor David Teixeira, destacou as dificuldades orçamentárias que as universidades públicas vêm enfrentando, em particular a UFRB, que saiu de uma previsão orçamentária de receitas, de capitar na ordem de 40 milhões em 2015, com a previsão orçamentária de 1,9 milhão em 2019.

Além disso, David ainda afirmou que está em disputa atualmente dois projetos antagônicos de Brasil e de universidade pública: “um que aponta para o autoritarismo, o ajuste fiscal e a retirada de direitos; e outro comprometido com a democracia e com os direitos. Então, nesse sentido, todos teriam que se posicionar e se empenhar na defesa da democracia, dos direitos e, nesse caso, também da UFRB e da universidade pública”, completou o presidente da APUR.

Para o professor Aroldo Félix, representante sindical do CETENS, a discussão conseguiu representar de fato a real problemática da ascensão do fascismo que está aí sendo colocado com a possível vitória do candidato do PSL. “Mostramos as ameaças e os perigos que isso traz para a nossa democracia, para a universidade pública, em especial para a UFRB”, afirmou o professor.

O professor Aroldo se mostrou bastante satisfeito com as contribuições de todos que participaram do evento.  “Contribuições enriquecedoras que levam à conclusão que precisamos derrotar esse fascismo no dia 28. Também analisamos que, independente do resultado do dia 28, nós precisamos estar fortes, unidos e organizados, pois a nossa democracia, independente do resultado, já está ameaçada”, defendeu Aroldo.

A atividade foi organizada pelo professor Aroldo Félix e pela professora Ana Paula Diório. Além dos debatedores convidados, o debate ainda contou com a presença de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do CETENS.