Categories notícias

EFEITOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA CARREIRA DOCENTE

No último dia 15, o advogado Leandro Madureira, assessor jurídico do Sindicato Nacional dos Docentes dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), apresentou um painel explicando os efeitos que a Reforma da Previdência trará para a carreira dos/as professores/as universitários/as. Além disso, também foi discutido sobre o Funpres e as regras de migração.

O evento promovido pelo ANDES ainda contou com a participação de Sara Graneman. A professora Djenane Conceição, diretora executiva da APUR, esteve no evento representando a nossa associação. Segundo a professora, dois aspectos foram destacados na fala de Sara Graneman: a capitalização e a desconstitucionalização. Grosso modo, a capitalização indica a relação, mais acentuada do que nunca, dos recursos da previdência no mercado financeiro.

Por sua vez, a desconstitucionalização é a retirada da previdência da constituição, tornando-a mais facilmente modificável e suscetível aos diversos aspectos da administração política e econômica do país. “As perdas para os trabalhadores são muitos grandes, não só porque muitos direitos são eliminados ou reduzidos, principalmente sob a ótica do bem estar social, mas principalmente porque mesmo que opte por previdência privada, contribuirá sem saber quanto receberá quando se aposentar”, complementou a professora Djenane sobre seu aprendizado no evento.

 Sabendo da importância de que toda a categoria docente entenda o significado da Reforma da Previdência em sua carreira, a APUR resolveu disponibilizar a apresentação do advogado Leandro Madureira. Para enfrentarmos essa reforma é necessário que entendamos seus efeitos, por isso, além da divulgação de materiais que ajudem na compreensão, a APUR organizará atividades para discutir a Previdência dos/as professores/as em todos os campi da UFRB. Não deixem de conferir!

 Apresentação do advogado: Anexo-circ090-19

 

About Author