outubro 18, 2018

EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 10 ANOS, APUR PARTICIPA DE DEBATE NO CECULT

Continuando as comemorações dos 10 anos da APUR, o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), por meio do Projeto de Extensão Ágora Cecultiana, promoveu o debate “O Brasil contemporâneo: O que está em disputa na radicalização político-eleitoral brasileira?”, no dia de ontem (17).

Para o presidente da APUR, David Teixeira, a experiência com o projeto de extensão aconteceu em um momento propício da história política brasileira: “Houve uma grande discussão sobre os temas da política e da democracia brasileira, o que foi um bom brinde aos 10 anos da APUR. O que reforça as marcas de defesa da democracia que esse sindicato luta desde a sua origem. Então, nada melhor que comemorar os 10 anos discutindo a democracia e o processo político atual em disputa no Brasil”, afirmou David.

A professora Renata Gomes, que fez parte da mesa de debate, nos explicou que a ideia do projeto Ágora Cecultiana, é recriar o princípio da “ágora” grega, do debate político em que todos os cidadãos possam ter voz, sendo que, agora, ao contrário da polis grega, todos são cidadãos. Quanto às suas impressões sobre o evento, a professora se mostrou bastante satisfeita ao afirmar que foi um grande sucesso, pois contou com a participação da comunidade do Centro, alunos de graduação, pós, extensão, alunos do IFBA, professores, técnicos e da comunidade expandida.

A professora ainda chamou atenção para a importância da forma como o debate foi construído: “Todos muito atentos e participativos na construção do debate democrático, todos atentos à importância da UFRB para Santo Amaro, para o povo negro e todos defendendo a universidade. Eu, particularmente, fico muito emocionada de ver nossos alunos tão envolvidos e interessados no debate. É sinal de que a missão da UFBR está sendo realizada, o que não deixa de ser uma revolução nas estruturas sociais deste país”, avaliou Renata Gomes.

O evento, que foi organizado pelos professores Adriano de Oliveira e Augusto Souza, já o segundo dentre as atividades de comemoração aos 10 anos da APUR. A proposta é fazer uma atividade de comemoração em cada centro da UFRB. Então, em breve divulgaremos as atividades dos demais centros. Aguardem!