Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

EXIGIMOS O DESBLOQUEIO IMEDIATO DO ORÇAMENTO DA UFRB E DEMAIS UNIVERSIDADES FEDERAIS

O Governo Federal promoveu mais um brutal ataque à educação brasileira nessa semana, ao efetuar um corte de aproximadamente R$ 3,23 bilhões no orçamento do Ministério da Educação (MEC) para o corrente ano. Desse montante mais de 1 bilhão de reais atinge o orçamento já deficitário das Instituições Federais de Ensino.

Foi determinado um bloqueio linear de 14,5% no orçamento discricionário das instituições, que na UFRB representa cerca de 6,6 milhões de reais. Caso esse corte não seja revertido, o funcionamento da nossa universidade ficará ainda mais comprometido. Certamente observaremos agravamento nas já precárias condições de trabalho, com implicações diretas na nossa produção acadêmica e maior dificuldade no acesso e na permanência estudantil, dentre vários outros prejuízos incalculáveis.

Essa medida só ratifica que o Governo Bolsonaro é o inimigo número 1 da educação pública brasileira, particularmente das universidades públicas. Ela se associa a outras medidas, como a PEC 206/2019, que visa instituir a cobrança de mensalidade nas universidades públicas, e o Reuni Digital, que propõe a ampliação da rede via ensino à distância em vez do ensino presencial. Caso o Governo Bolsonaro e os defensores destas propostas estivessem preocupados realmente com as Instituições Federais de Ensino Superior, ao contrário de promover sucessivos cortes desde o primeiro dia de governo, estariam ampliando o orçamento das IFES. Caso estivessem interessados que os ricos contribuíssem com o ensino público, taxariam as grandes fortunas e os bens de alto valor, destinando essas receitas à educação pública. No fundo, querem precarizar ainda mais nossas instituições para avançar nos diversos processos de privatização.

É imprescindível defender a UFRB, umas das maiores conquistas do povo do Recôncavo da Bahia. É vital defendermos as Universidades Públicas! Exigimos que o Governo Bolsonaro desbloqueie imediatamente o orçamento da UFRB e das demais instituições federais de ensino.

Nós da direção da APUR nos colocamos à disposição e conclamamos toda a comunidade universitária a construirmos a mobilização necessária para revertermos esse covarde ataque à UFRB. Assim como fizemos durante o Governo Temer, ao realizarmos o chamado Tsunami da educação, acreditamos que é possível derrotar o Governo Bolsonaro.

O 09 de junho será dia nacional de lutas contra a cobrança de mensalidade nas universidades públicas e cortes nas federais, convocado pela UNE e que apoiaremos. Convocamos todos e todas a participarem das mobilizações.

Quem tem sindicato nunca está só!

EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!
UNIVERSIDADE PÚBLICA MUDA VIDAS!
RESISTIREMOS!
#EudefendoaUFRB
#contraoscortes
#FORABOLSONARO
#9J PELA EDUCAÇÃO!


DIRETORIA DA APUR

About Author