Categories notícias

FÓRUM RENOVA ANDES-SN LANÇA CHAPA PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO DO SINDICATO

Na última terça-feira (23), ocorreu a 1ª Convenção do Fórum Renova ANDES-SN, que foi o palco do lançamento de uma chapa que concorrerá à próxima eleição do sindicato nacional docente. A convenção aprovou os principais nomes da chapa, que comporá o triunvirato, são eles: a professora Celi Taffarel (UFBA), a professora Lurdinha Nunes (UFPI) e o professor Everaldo Andrade (USP).

Na última terça-feira (23), ocorreu a 1ª Convenção do Fórum Renova ANDES-SN, que foi o palco do lançamento de uma chapa que concorrerá à próxima eleição do sindicato nacional docente. A convenção aprovou os principais nomes da chapa, que comporá o triunvirato, são eles: a professora Celi Taffarel (UFBA), a professora Lurdinha Nunes (UFPI) e o professor Everaldo Andrade (USP).

Já experiente na direção sindical, foi secretária geral do ANDES-SN na gestão de 2002 a 2004, a professora Celi Taffarel, candidata a presidente, começou falando que não vai desvalorizar os anos de luta do ANDES-SN: “Vamos tirar as melhores lições para defender esse instrumento fundamental da classe trabalhadora, que é o sindicato. É importante que a gente reconheça o que são as reivindicações da base, e a partir dessas reivindicações nós conduziremos o processo eleitoral, para que, uma vez eleito, a gente cumpra essa responsabilidade de lutar pelas reivindicações da base”, defendeu Celi.

A candidata a presidente do ANDES-SN ainda destacou a importância de defender a classe trabalhadora, por meio da defesa da universidade. “Nós estamos defendendo a classe trabalhadora brasileira, um patrimônio imprescindível para o processo emancipatório, que é a universidade pública que produz ciência e tecnologia para a classe trabalhadora, que forma a classe trabalhadora”, afirmou Celi Taffarel.

Apoios e avaliações

Durante a convenção, muitos docentes manifestaram apoio à chapa do Renova ANDES-SN, bem como expuseram suas avaliações sobre a situação atual do sindicato nacional.  O professor Eduardo Vargas (UFRJ) colocou que sua seção sindical tem uma postura bastante crítica em relação à diretoria do sindicato: “Especialmente em relação ao Conlutas, e achamos que o ANDES se apequenou dentro da perspectiva de ter uma central para chamar de sua, e obstaculizou o nosso papel na luta dos trabalhadores do nosso país. O tamanho que o nosso sindicato tem não comporta o tipo de sectarismo que a gente tem na nossa central, e que também tem na direção do nosso sindicato”.

O professor Benerval Santos (UFU) também trouxe à tona a problemática da Conlutas. Segundo ele, “nós não podemos compactuar com um sindicato pelego e reacionário como esse que nós estamos observando. Queremos um ANDES diferente, queremos um ANDES que agregue, que traga a base a participar, não esse ANDES que está aparelhado pela CSP-Conlutas”.

As falas ainda deram conta de pensar a direção do ANDES-SN para além da universidade, uma direção que reflita o que acontece no país. Nesse ponto, o professor Ricardo Gilson (UNIR) se disse estarrecido com a “perspectiva míope da conjuntura internacional” daqueles que comandam o sindicato nacional (Conlutas, PSTU e PSOL). “Não conseguem perceber o processo neoliberal no golpe internacional que está se fazendo no país. Nós temos um sindicato universitário que não consegue, pelo sectarismo, compreender o que significa o julgamento do presidente Lula para a luta dos trabalhadores”, completou o professor.

O ANDES resgatado

Uma frase que esteve presente em diversas falas na convenção foi resgatar o lugar do ANDES-SN. A fala do professor Everaldo Andrade explicou o porquê dessa preocupação. Segundo ele, na USP ninguém fala do ANDES, nem mesmo a diretoria da ADUSP. “Temos companheiros da UNESP, da Unicamp, da USP, da Unifesp, até da UFSCar, que não é do ANDES, tem companheiros para apoiar a gente. A gente está conseguindo fazer muito mais com o núcleo Renova ANDES do que a própria diretoria regional do ANDES. O Renova responde a problemas concretos da nossa categoria, da universidade, que a atual diretoria do ANDES-SN não vem respondendo”, explicou o professor.

Mesmo tendo algumas críticas ao modo como o ANDES-SN vem sendo conduzido nos últimos anos, o Renova ANDES-SN também aproveitou a convenção para reafirmar que reconhecem o sindicato nacional como legítimo representante dos/das docentes das instituições de ensino superior, e que o lançamento de uma chapa com nova orientação tem o objetivo de fortalecer o ANDES-SN.

Estiveram presentes na convenção o reitor da UFBA, João Carlos Salles, e o presidente da CUT-Bahia, Cedro Silva.

About Author