Categories notícias

VIDA LONGA A UFRB! 13 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS!


VIDA LONGA A UFRB! 13 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS!

Uma Universidade no interior não é qualquer coisa, ainda mais quando é fruto da luta dos movimentos sociais organizados e atende ao anseio popular de décadas.

Há 13 anos a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem sido uma possibilidade de ensino superior para cidadãos de sete municípios e região. Neste tempo, tornou-se um espaço de realização do sonho de muitxs jovens negrxs, campesinxs, quilombolas, indígenas, filhxs e filhas de trabalhadores locais.

Formamos profissionais das mais variadas áreas, professores, engenheiros, sanitaristas, psicólogos, enfermeiros, médicos, museólogos, veterinários, cineastas, assistentes sociais, jornalistas, produtores, cientistas sociais, dentre outros, que já podem oferecer melhor qualidade de vida às suas famílias, além de fortalecer a região gerando multiplicadores internos de suma importância e nunca antes visto.

A UFRB também trouxe 840 professores de ensino superior (na sua maioria doutores e mestres) para o Recôncavo, forçando a ainda incompleta alteração de infraestrutura dos municípios, que necessitará de investimentos indutores do estado e também do capital privado que não se atentou satisfatoriamente para a importância desta decisão estratégica de impulsionar o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação no interior da Bahia.

Por meio das reivindicações de sua comunidade acadêmica, a UFRB internalizou políticas afirmativas, ampliou sua capacidade e cresceu de forma quantitativa e qualitativa, desacelerando de forma preocupante após o golpe de 2016, chegando hoje a níveis dramáticos. Mas a resistência às políticas concentradoras, de desinvestimento na educação e de controle político das produções, vozes e eventos continua firme. A defesa da UFRB não só é nosso objetivo, como hoje é necessária para que 11.183 estudantes (graduação e pós-graduação), 707 servidores administrativos e 840 professores deem continuidade à produção de ciência, tecnologia, arte e cultura na região.

Precisamos aumentar a possibilidade de atender as demandas, precisamos qualificar nossos espaços e infraestrutura, precisamos investir na política de formação continuada de nossos professores, precisamos criar políticas de integração com a comunidade e fortalecer os fóruns de avaliação e participação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é uma realidade e defendemos incondicionalmente sua existência, sua ampliação e sua qualificação, como merece o povo do Recôncavo, porque é uma honra ser um lugar de formação para aqueles que estiveram tanto tempo excluídos do ensino superior e que vêm mostrando à Bahia e ao Brasil seu potencial e capacidade.

Vida longa à UFRB! Parabéns a todxs nós que todos os dias acreditamos na educação pública e gratuita e superamos dificuldades para produzir conhecimento!

Em defesa da democracia! Em defesa da UFRB!
APUR, há 10 anos na luta em defesa da UFRB.

Diretoria da APUR.

 

About Author