Categories Greve 2012 - UFRB

Professores mantem a greve e exigem reabertura das negociações

 

Em assembleia desta terça-feira (07), os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB decidiram, por unanimidade, pela manutenção da greve.  Mesmo com o governo tendo dado por encerrada a fase de negociação, os docentes se reuniram na cidade de Cruz das Almas para avaliar a situação atual da greve.

Segundo o presidente da Apur, Herbert Toledo, a proposta do governo federal em nada avançouno que diz respeito à carreira. Para os docentes o governo quer reduzir a negociação à questão salarial. Por conta disso, o Comando Nacional de Greve pedirá, nessa quarta-feira (08), a reabertura das negociações.

No decorrer da assembleia, foi discutido e aprovado um documento formulado pelo Comando Local de Greve, comalgumas sugestões de encaminhamentos para o Comando Nacional. Além da manutenção da greve, o documento sugere a ampliação da pressão sobre a base parlamentar federal e o encaminhamento de ofício à reitoria da UFRB, requerendo que o reitor apresente à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES a necessidade de apoio à reabertura das negociações.

Também foi aprovada a elaboração de um manifesto nacional dos educadores e educadoras em defesa dos Institutos Federais de Ensino Superior – IFES, e a reabertura da mesa de negociação entre o governo e os grevistas. Por fim, o documento enfatiza a necessidade de o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN formular uma contraproposta, que priorize o respeito aos princípios de autonomia universitária, isonomia entre os servidores públicos e paridade entre ativos e aposentados.

Após o término da assembleia, os professores foram em passeata à reitoria para protocolar o documento discutido e aprovado. Foram recebidos pelos servidores técnicos, em greve há mais de um mês, que “ocuparam” a reitoria. Professores e servidores técnicos aproveitaram para demonstram solidariedade entre eles, protagonizando um momento histórico de união.

About Author

Leave a Reply