Os/as docentes da UFRB reunidos/as em Assembleia permanente de greve subscrevem esta moção de solidariedade e apoio incondicional as famílias remanescentes de quilombo do Rio dos Macacos, no município de Simões Filho.
A comunidade tem sofrido uma pressão e ataques por parte da Marinha Brasileira que de maneira arbitraria que expulsar os quilombolas, que moram a mais de cem anos nessas terras. Segundo o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) divulgado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a comunidade é formada por descendentes de escravos de fazendas que produziam cana de açúcar para o Engenho de Aratu, no período colonial, e portanto tem direito a terra.
A desocupação do Quilombo de Rio dos Macacos, na Bahia, é um desrespeito aos tratados internacionais assinados pelo Brasil, a exemplo da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, ocorrida em Durban, na África do Sul, em 2001 a Convenção 169 da OIT.
REPUDIAMOS o descumprimento dos direitos das comunidades quilombolas e a tentativa de desocupação dos moradores do quilombo determinada pela Justiça no último dia 7 de agosto ! EXIGIMOS O RESPEITO a comunidade quilombola Rios dos Macacos ! Pela manutenção da posse e titulação do Quilombo Rio dos Macacos- Bahia.!
Somos todos quilombo do Rio dos Macacos!