A METODOLOGIA DA ESTATUINTE DA UFRB
[…] “Não existe, por conseguinte, uma forma que não esteja embebida de conteúdo, que não organize o movimento e a atividade de um conteúdo, do mesmo modo que não existe um conteúdo que não se expresse estruturalmente em determinada forma” (ROSENTHAL; STRAKS, 1960 apud FREITAS, 1997).
A palavra de ordem é MOBILIZAÇÃO. A Estatuinte precisa da participação massiva de toda a comunidade, quanto mais espaços democráticos de debate mais representativo e legítimo será o Estatuto da UFRB, por isso não podemos dissociar método e conteúdo. Muitos anseios da comunidade da UFRB emperram por não ter uma normatização que corresponda à atualidade dos desafios de uma universidade pública federal no interior da Bahia, por isso temos pela frente a oportunidade ímpar na construção de uma Universidade Pública que atenda as demandas contemporâneas comprometidas com o anseio da maioria da população do Recôncavo.
O Estatuto da UFRB deve representar o esforço de todos/as que a constroem cotidianamente. Neste sentido o envolvimento de todos os segmentos é fundamental, conclamamos todos/as docentes para debater os rumos da UFRB. A APUR cumprirá seu papel de importante sujeito político da UFRB, mobilizando e discutindo tudo que for necessário para construção de um Estatuto democrático e adequado aos desafios da expansão das IFE pelo interior da Bahia.
Apresentamos o seguinte cronograma para discussão da metodologia:
- 19/02 – introdução do debate sobre a metodologia entre os docentes em Assembleia Geral;
- Até o dia 15/03 – realização de reuniões sindicais em todos os Centros de Ensino;
- 18/03 – a diretoria da APUR apresentará a síntese das reuniões sindicais;
- 21/03 – em Assembleia Geral deliberaremos sobre as contribuições dos docentes para a metodologia da Estatuinte;
- 22/03 – a diretoria da APUR entregará a contribuição dos docentes para a metodologia da Estatuinte ao presidente do CONSUNI.
Acessem a proposta de metodologia apresentada pela comissão institucional da Estatuinte (Clique aqui).