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Professor Joelito é homenageado e apóia a luta

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Professor Joelito é homenageado e apóia a luta

A primeira assembleia geral de 2013 da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), ocorrida nessa terça-feira (19), foi marcada por muita emoção e respeito. Na oportunidade, foi feita uma homenagem ao professor Joelito de Oliveira Rezende, que irá se aposentar na próxima semana. Além dos agradecimentos e reconhecimento ao professor do CCAAB, os docentes da UFRB também discutiram sobre a reelaboração da estatuinte da universidade e a importância da participação no congresso da ANDES.

Aplaudido de pé por seus colegas de profissão, o professor Joelito Rezende teve sua contribuição reconhecida, seja nas pelas palavras de respeito da diretoria da APUR, seja na placa que recebeu, onde foi registrada a importância de sua contribuição no processo de construção da universidade. Bastante emocionado com o gesto de seus colegas, o professor relembrou com carinho do início da carreira: “Descobri minha vocação para professor muito cedo, antes mesmo de entrar na faculdade, tanto é que era chefe de um setor na Embrapa, mas não olhei para trás, larguei tudo, inclusive ganhando menos dinheiro, para cumprir meu destino. Fiz concurso e vim para cá. Há 48 anos que circulo nesses corredores, desde que entrei como estudante. O sentimento que deixo é que, se tivesse de voltar e empreender outro caminho, esse seria o mesmo”, afirmou Joelito.

O professor também deixou um recado para aqueles que ainda estão no início da jornada: “A profissão de professor não é, necessariamente, um emprego, é um tremendo sacerdócio, para quem não tem vocação, não venha para cá, porque é terrível isso. Para quem tem, não precisa ficar pensando em riquezas, riqueza maior é a do espírito”, disse o professor. Consciente de que cumpriu seu papel, Joelito admite que está na hora de cuidar um pouco dele, da esposa e dos netos, mas mesmo assim sempre terá o olhar direcionado à UFRB: “Para mim, educador é algo mais, é uma prova de amor, de dedicação à instituição, à clientela e aos colegas. Que as pessoas que estão aqui, pensem com absoluta responsabilidade na missão que têm, cuidar dos interesses da universidade. Não procure saber o que a UFRB pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela UFRB,” concluiu o docente.

Metodologia da estatuinte é apresentada na assembléia

Os docentes também fizeram uma discussão acerca da reelaboração da estatuinte da universidade. Durante a discussão, ficou claro que estes estão preocupados com a participação que terão no processo de elaboração da metodologia que será utilizado nessa reelaboração. O presidente da APUR, David Teixeira, colocou que os professores devem ficar em constante estado de mobilização: “Fazer com que o máximo de docentes participe da discussão da metodologia, pois discutir a metodologia, já é discutir o estatuto. O conteúdo do estatuto não se separa de seu método,” reiterou o presidente.

O presidente ainda salientou que essa discussão já vinha sendo travada pela associação mesmo antes da assembleia, tanto é que já existia um calendário com algumas ações. Nos próximos dias, o debate sobre a estatuinte será prioridade. O tema será discutido em reuniões sindicais em todos os centros: “Para aí colocarmos de fato qual a posição dos docentes. Reconhecemos a importância dessa discussão, por isso vamos avançar na mobilização. Não podemos perder de vista que, qualquer processo de construção democrática, tem que ter a participação de todos os docentes que envolvem a UFRB,” disse David.

Para explicar esse ponto, foi convidada a professora Rita Dias, que foi presidente da comissão do CONSUNI que elaborou a proposta de metodologia da estatuinte. Segundo Rita Dias, esse é um momento decisivo na organização administrativa da universidade: “Estamos discutindo a estatuinte, que é o processo de reelaboração do estatuto da universidade, que é o documento mestre da nossa organização administrativa e acadêmica, e essa atividade da APUR, congregando os docentes para fazer esse debate de forma mais ampla e democrática, para que possamos interferir no processo de metodologia, para que ele realmente represente a participação de todos, é um momento muito importante, muito significativo,” colocou a professora.

Rita Dias também chamou a atenção para a importância da participação docente em todo o processo de criação de uma metodologia para a reelaboração da estatuinte: “Cada um de nós é chamado como participante dessa universidade, na condição de docentes, nós somos sujeitos ativos na construção da universidade e na implementação daquilo que nós colocamos como princípio, como objetivo. É uma ação extremamente necessária, que nós nos engajemos nesse processo de forma ativa, comprometida, de uma forma respeitosa do que é a instituição, do que é a convivência com o outro, mas que tomemos uma posição política, institucional e acadêmica nesse momento,” afirmou Rita Dias.

Congresso da Andes

Quanto á participação da APUR no congresso da ANDES, ficou decidido que o sindicato enviará dois delegados, o presidente da associação, David Teixeira e o primeiro secretário, Professor Antônio Eduardo de Oliveira. “A participação da APUR no congresso da ANDES é muito importante, pois este é o primeiro congresso nacional dos docentes após o movimento grevista de 2012. Além disso, representa uma articulação da APUR com outros sindicatos docentes nacionais,” frisou Antonio Eduardo.

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