Categories documentos

Carta aberta aos conselheiros do CONSUNI

 

Carta aberta aos conselheiros do CONSUNI

 A expansão da UFRB tem sido pauta das últimas reuniões do CONSUNI. Primeiramente, foi aprovada a criação do campus de Feira de Santana e agora entra em pauta a discussão sobre Santo Amaro com a criação do CECULT.

A APUR compreende a importância da expansão da Universidade, e reconhece a ampliação da UFRB para Feira de Santana e Santo Amaro como algo importante para o desenvolvimento da UFRB.

Entretanto, nos causa preocupação a maneira como novos cursos e Centros estão sendo implementados na UFRB. Na verdade, há urgência por parte da Reitoria em implantar unidade da UFRB no município, e do poder local em recebê-lo, entretanto, não existe uma maior preocupação com o processo de implementação, em especial as condições de funcionamento e de trabalho acadêmico. Sem contar a ausência de um maior aprofundamento sobre o perfil do Centro que está sendo implantado.

Reafirmamos nosso apoio à criação de um novo Centro em Santo Amaro, mas é preciso realizar um verdadeiro processo de consulta à comunidade universitária sobre como deve ser o novo centro. Na reunião de apresentação do projeto do (CECULT) no CAHL ficou bem claro que nem a comissão responsável tinha clareza sobre as consequências e impactos do novo Centro.

Questões óbvias não foram respondidas, como por exemplo:

1) Por que o projeto pedagógico deve pautar-se em BI;

2) Por que existem cursos e laboratórios com perfil de Artes, que dialogam e, portanto, concorrem com o CAHL;

3) Qual a estrutura que será criada para a complementação da formação dos alunos nos outros centros, como no caso de Engenharia de Produção;

4) Ações de permanência: Residência, R.U., etc.

5) Garantia de que os problemas estruturais já existentes em outros centros não sejam para lá transferidos, como a ausência de acessibilidade, ausência de gabinetes, etc.

Enfim, nas reuniões de apresentações, ocorreram muitos questionamentos e o espaço do CONSUNI não pode dar um veredito sem antes ocorrer um maior esclarecimento sobre estas questões.

Consideramos importante que o CONSUNI discuta o novo centro em Santo Amaro, mas é preciso reorganizar os debates nos centros e junto a comunidade universitária da UFRB.

Por uma questão de legitimidade, os conselheiros do CONSUNI, em especial os diretores de centros, somente deveriam se posicionar sobre esta e qualquer temática após a apreciação nos conselhos dos centros. Como votaram os conselheiros? Tomando como base apenas as apresentações formais das comissões? Será que os conselhos dos Centros e a comunidade universitária da UFRB não deveriam ser consultadas formalmente antes da decisão final do CONSUNI?

Diretoria da APUR

About Author

Leave a Reply