Prezados(as), como já é do conhecimento da comunidade acadêmica da UFRB, a APUR está realizando uma atividade alusiva ao dia do(a) professor(a). Mas, ao invés de uma atividade que ficasse restrita aos dilemas exclusivo da categoria, a diretoria optou por fazer uma ação que pudesse ser do interesse de toda a comunidade acadêmica da nossa universidade.
É do conhecimento amplo da comunidade o intento da federalização do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. É do conhecimento de todos(as) também que o discurso que circula internamente é que a única forma de viabilizar esse processo seria por meio da EBSERH.
A diretoria da APUR, fez contato com o ANDES e com a “Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde” (http://www. contraprivatizacao.com.br/) movimento de abrangência nacional que figura atualmente como um dos principais protagonistas contra o sucateamento e todos os mecanismos de privatização (direta ou indireta) do Sistema Único de Saúde, para construção de um debate a respeito do tema, ja que várias outras universidades brasileiras estão vivenciando o calor dessa problemática. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma das grandes pautas da FNCPS. De modo combinado, tanto a Frente quanto o ANDES apresentaram o nome da prof. Claudia March. A profa. tem formação em Nutrição, com doutorado em Serviço Social e é pesquisadora sobre os impactos neo-liberais nas políticas de saúde , trabalho em saúde, etc.
Esse é um momento de qualificação do debate no âmbito da comunidade acadêmica. Ha muito temos ventilado temas como federalização do HRSAJ, políticas de saúde no Recôncavo, etc. Essa palestra vem agregar novos elementos para que a comunidade acadêmica possa trilhar rotas seguras nas decisões que virão.
O convite é extensivo. O momento é oportuno. A hora é agora.
Atenciosamente,
João Mendes
Givanildo Bezerra
REPRESENTAÇÃO SINDICAL/ APUR – CCS